ATL da Escola Inês de Castro

Baseados no tema do projeto lúdico-pedagógico para os Centros de Atividades de Tempos Livres (ATL), “Um só gesto por mil sorrisos”, o nosso ATL adotou o sub-tema  “Favores em cadeia”, baseado no filme com o mesmo nome, visando criar uma corrente de favores, em que as pessoas trocam o que têm pelo que não têm.

Trabalhamos alicerçados nos objetivos de fomentar boas práticas cívicas e sociais, sensibilizando para o conceito de solidariedade, tendo subjacente a palavra troca e incutindo hábitos de respeito e valorização pelos mais idosos, formando uma corrente de ajuda entre as pessoas.

Quando se pensa em solidariedade, qual é a primeira coisa que nos vem  cabeça? Doar roupas ou brinquedos, contribuir para instituições de caridade ou talvez dedicar algum tempo a ajudar os outros? Sim, a palavra solidariedade comporta tudo isso, mas é muito mais abrangente.

Mas, como tudo na vida, a solidariedade também se aprende. E, por isso, o nosso papel, enquanto educadores de gerações futuras é fundamental. Desde pequenas, as crianças são curiosas e tendem a imitar os adultos. Só que, obviamente, precisam do apoio e orientação para que isso possa acontecer.

Nesta linha, e na sequência do ano europeu do “Envelhecimento ativo e solidariedade intergeracional”, decidimos atuar no terreno com os nossos jovens, fazendo trabalho comunitário com idosos da nossa localidade. Eles abrem-nos as portas de suas casas, nós damos o que temos, na medida do que podemos, tendo em conta o que eles precisam. Recebemos em troca uma recompensa imensa de sorrisos, gratidão e alma cheia.

Ana Costa