Coimbra participou no Conselho Geral da Cáritas em Beja

De 4 a 6 de abril esteve reunido, na Diocese de Beja, o Conselho Geral da Cáritas em Portugal. A Cáritas de Coimbra participou na reunião semestral que conta com a participação de representantes de todas as Cáritas Diocesanas e visa planificar, monitorizar e avaliar a ação Caritas referente a cada período.

Coimbra participou no Conselho Geral da Cáritas em Beja

Esteve  reunido este fim de semana (4 a 6 de abril), na Diocese de Beja, o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa.

Sublinhando a expectativa vivida com a aproximação da saída de Portugal do programa de assistência económica e financeira, Eugénio Fonseca lembrou na sua intervenção de abertura a urgência de a Cáritas e a Igreja assumirem como seu o desafio que se coloca atualmente: “é preciso restaurar a confiança das pessoas no futuro e no futuro de Portugal”. É esta a hora, mais do que nenhuma outra, de levar para a frente o desafio do combate às causas da pobreza em Portugal”. Dentro destas causas Eugénio Fonseca destacou, naturalmente, a o desemprego: “ajudar as pessoas a recuperarem os seus postos de trabalho ou mesmo a criarem o seu próprio emprego tem de ser para nós, que lutamos pela erradicação da pobreza, uma das mais altas prioridades”.

Sublinhando o papel intenso que tem sido desempenhado pelas Cáritas Diocesanas na resposta ao elevado número de pedidos de ajuda que se têm agravado de ano para ano nos últimos cinco anos, o presidente da Cáritas Portuguesa não deixou de sublinhar que, para se poder dar continuidade ao trabalho que já está a ser feito e se poder responder aos novos desafios, é necessário que todos estejamos unidos na missão e na partilha de objetivos. A Cáritas ganhou nos últimos anos uma visibilidade que é fruto da sua ação, transparência e empenho na assistência imediata a cada uma das pessoas que procuraram a rede nacional e, recorde-se, no ano de 2013 foram 139 mil. “A nossa missão será tão digna quanto maior for a nossa capacidade de viver em ambiente de cooperação, união e partilha de recursos e informações.”