Dia Cáritas nas paróquias da Diocese de Coimbra

A Cáritas Diocesana de Coimbra celebrou este ano o seu Dia Cáritas (23 de março) com a presença de colaboradores nas comunidades paroquiais que se disponibilizaram para receber o seu testemunho. Estes Encontros tiveram em comum a presença na Eucaristia e pela colocação de um baú da partilha nas igrejas.

Dia Cáritas nas paróquias da Diocese de Coimbra

Estivemos nas paróquias de Alvaiázere, Brasfemes, Cantanhede, Ceira, Figueira de Lorvão, Figueiró do Campo, Marinha das Ondas, Mira (na capelania de Portomar), Miranda do Corvo, Pampilhosa do Botão, Pelariga, Poiares, Ribeira de Frades, S. João Batista, Seixo de Mira e Semide.

Estes Encontros tiveram em comum a presença na Eucaristia, marcada pelo testemunho-mensagem dos colaboradores da Cáritas e pela colocação de um baú da partilha num lugar das igrejas, baú que ficará nestas comunidades como sinal da presença da Cáritas, motivo de sensibilização catequética e lugar concreto para depósito de bens para a caridade paroquial. Para além desta presença na Eucaristia, reunimo-nos com jovens, grupos sociocaritativos e outras pessoas das comunidades, em reflexão aprofundada sobre a missão da Cáritas e o lugar da caridade na pastoral comunitária. Houve ainda espaço para a partilha de mesa, no almoço ou num lanche partilhado.

A mensagem central tinha como núcleo as palavras proximidade, partilha e esperança, a que se associavam, respetivamente, a ideia de que a Cáritas é um serviço da Igreja Diocesana e, consequentemente, das paróquias; a ideia de que a caridade faz parte essencial da vida pastoral da Igreja (“a fé sem obras é morta”, como estava escrito no baú da partilha), e a ideia de que a esperança se alimenta da organização real e efetiva dos serviços paroquiais, nomeadamente, para o campo da pastoral social, através dos grupos paroquiais de ação sociocaritativa.

Como as comunidades são muito diferentes, o trabalho e as sensações resultaram naturalmente diferentes. Relevamos, da parte dos colaboradores, a satisfação pelo bom acolhimento recebido, pela perceção “no terreno” desta dimensão do trabalho da Cáritas e pela consciência de estarem a fazer um trabalho passível de dar muito fruto no futuro; da parte das comunidades, a alegria do acolhimento, o testemunho do trabalho desenvolvido localmente e a insistência numa presença mais frequente da Cáritas Diocesana.

Carlos Neves

Reflexões Dia Cáritas 2014

“No passado dia 23 de março, tive oportunidade de colaborar com o colega Fernando Santos na dinâmica Dia Cáritas 2014, na paróquia de Alvaiázere.
O dia foi vivido com grande alegria, sendo uma experiência muito enriquecedora, de partilha conjunta, que possibilitou a reflexão de pensarmos o que é Ser Igreja de uma forma mais consistente, dentro do contexto atual. Na sequência dos encontros que mantivemos com os dois grupos (jovens e adultos), apercebemo-nos que a paróquia tem bem organizado a liturgia, a evangelização e a caridade. Contudo sente-se algum desânimo nesta questão da caridade… É notória a consciência crítica e a necessidade de serem mais criativos e ousados na ação prática. É preciso dar um passo a mais. Redescobrir novos caminhos e soluções mais atraentes que mobilizem e envolvam os jovens nesta proximidade com o Outro…
Com alguma ponderação, ouso dizer que esta experiência foi de grande utilidade, na medida, em que as pessoas ficaram com outra visão do que é a caridade e da necessidade de estar bem organizada na sua comunidade. Foi igualmente gratificante esta proximidade entre todos que criou laços de grande cumplicidade.
O desafio é grande…assim como o desejo de revitalizar e motivar toda a comunidade envolvente para ação, mas sem dúvida, que esta dinâmica do Dia Cáritas foi entendida como sinal de esperança para todos…”

Sandra Varela
Coimbra, 25 de março de 2014

“No dia 23/03/2014 estivemos (Sónia Lopes e Carole de Oliveira) na Paróquia de Ceira na eucaristia presidida pelo Sr. Padre Cunha. No fim da celebração foi-nos dada palavra, onde passámos a nossa mensagem: “deslocámo-nos à paróquia em representação da Cáritas Diocesana de Coimbra que, sendo da diocese é de todas as paróquias e, neste sentido, é um instrumento da paróquia junto da comunidade e sobretudo junto dos que mais precisam, que são as populações com que a Cáritas trabalha diariamente.
Foi também passada a mensagem de três palavras muito importantes: Proximidade, Partilha e Esperança.
Proximidade necessária à ligação entre a Cáritas Diocesana e as paróquias, isto porque todos juntos conseguimos fazer mais pelas populações problemáticas de cada paróquia;
Partilha porque na verdade não há caridade sem partilha;
Esperança porque todos esperamos por uma sociedade melhor onde o trabalho da pastoral social é fundamental.
Fizemos ainda um apelo à missão da Cáritas: sensibilizar e ajudar a diocese para viver a caridade; ajudar as paróquias a organizar este sector pastoral; dar resposta aos problemas difíceis que se encontram nas paróquias como por exemplo a  toxicodependência, os sem-abrigo, etc…”
Por último explicámos ainda que, pelo facto de a Cáritas querer estar próxima das paróquias levámos connosco um baú que ficou na paróquia para lembrar a comunidade desta mensagem da Cáritas Diocesana de Coimbra e para servir de local onde cada um poderá colocar bens a serem distribuídos pelos que mais precisam na paróquia.
Concluímos a nossa intervenção reforçando que, tal como disse S. Tiago “ A fé sem obras é morta”, e colocámos géneros alimentares dentro do baú como forma de dar o exemplo.
Foi deixado ainda o desafio à Conferência de S. Paulo que se encontra muito bem organizada nesta paróquia, para assumir esta tarefa.

Fomos recebidas na paróquia pelos colegas Engº Carlos Gomes e José Figueiredo.
Obtivemos um excelente acolhimento da mensagem que passámos e da nossa intervenção, por parte do Monsenhor Cunha, bem como por parte da assembleia.”

Sónia Lopes e Carole de Oliveira