Testemunho Campos de Trabalho

O Presidente da Cáritas de Coimbra defende “uma diferenciação positiva” nos concelhos do interior. A Agência Lusa acompanhou alguns serviços da Cáritas de Coimbra na zona da Pampilhosa da Serra e visitou a nova Unidade Residencial Sagrada Família.

Testemunho Campos de Trabalho

Os campos de trabalho são uma oportunidade de crianças, jovens e adolescentes poderem experimentar as suas capacidades, qualidades e o seu potencial humano e também de assumirem os seus medos, frustrações e angústias com outros iguais enquanto estão protegidos por uma equipa de adultos.
Os campos de trabalho são essencialmente experiências pessoais vividas por cada um no grupo em que estão inseridos.

“Mais um dia de encontro…
Hoje, dia 4 de março de 2014, foi mais um dia passado em família. Faltaram algumas pessoas mas é sempre difícil combinar algo fora dos campos, mas este dia não deixou de ser significativo na minha vida, todos os dias passados com vocês são significativos. O facto de estarmos longe uns dos outros fortalece os laços de amizade. Para ser sincera, só me sinto bem com vocês, sinto que é verdadeiro aquilo que vivemos, é como se vivêssemos num mundo à parte. Vocês monitores, deviam estar orgulhosos daquilo que construíram ao longo destes anos, parte da minha felicidade deve-se a vocês, devido aos campos. Esses campos fizeram-me aprender e crescer, fizeram-me conhecer pessoas maravilhosas como vocês, e digo-vos, não imagino a minha vida sem alguns de vocês. Se não me engano faço campos há 4 anos, parece que foi ontem que comecei. No meio disto tudo o que mais me custa é saber que um dia isto vai acabar, os campos vão acabar para nós, pois vamos atingir uma idade que não vai ser possível ir, a não ser como monitor, mas não vamos ser todos monitores, tenho medo de perder a ligação com todos vocês e aquilo que construímos todos até hoje possa ir em vão. Vejo-me daqui a uns anos como monitora, aplicar tudo aquilo que, vocês monitores me foram ensinando. A despedida continua a ser a coisa mais difícil e as lágrimas são inevitáveis, quando me despeço é como se fosse uma última oportunidade de vos ver. Espero que este mês passe rápido para vos voltar a ver!”

Melissa Santos