Assistente virtual testado na Cáritas de Coimbra
O projeto CaMeLi, Care Me For Life, esteve a ser testado na Cáritas Diocesana de Coimbra no início do mês de novembro. Este é fruto da colaboração de 8 parceiros de excelência na área do envelhecimento Ativo e Saudável. O projeto é liderado pela SIEMENS AG (Alemanha) e a participação portuguesa está a cargo do Instituto Pedro Nunes (IPN) em Coimbra.
CaMeLi consiste numa solução inovadora que visa proporcionar benefícios a nível prático, psicológico e social, auxiliando o idoso nas atividades diárias por forma a que possa permanecer mais tempo ativo e independente, melhorando o seu bem-estar. Traduz-se num avatar, um assistente virtual com figura humana com o qual o idoso pode falar e interagir pedindo para realizar determinadas ações. Agendamento de atividades, contacto com familiares ou amigos através de Skype, marcação de refeições ou relembrar o idoso de onde guardou um objeto são algumas das funções disponibilizadas pelo projeto.
A experimentação de tecnologias direcionadas para os seniores que melhorem a sua qualidade de vida e fomentem o envelhecimento ativo tem sido uma aposta da Cáritas de Coimbra. Assim, o projeto testado pelo Instituto Pedro Nunes na instituição revelou grande adesão e interesse por parte dos idosos das valências de Centro de Dia, Unidade Residencial e Unidade de Longa Duração e Manutenção que o participaram no piloto. Esta colaboração possibilitou a identificação e enumeração de possíveis melhorias no sistema, viabilizando assim a adaptação às reais necessidades dos idosos portugueses.
A Cáritas Diocesana de Coimbra já presta serviços inovadores na área de apoio aos idosos, tendo o público ideal para testar e futuramente usar esta tecnologia.
A reportagem produzida pela RTP no âmbito dos testes do projeto CaMeLi na Cáritas Diocesana de Coimbra pode ser visualizada em:
RTP1 – Portugal em Direto – 13|11|2015
RTP1 – Jornal da Tarde – 13|11|2015
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.