Cáritas Coimbra subscreve Declaração de Consenso Internacional para o Tratamento do VIH

Cáritas Coimbra subscreve Declaração Internacional para o Tratamento do VIH

A Cáritas de Coimbra subscreveu, no passado dia 2 de agosto, a Declaração para o Tratamento do VIH. Visite o site da Declaração porque a saúde mundial é uma questão de todos nós…

A Cáritas Diocesana de Coimbra subscreveu, no passado dia 2 de agosto, a Declaração de Consenso Internacional para o Tratamento do VIH.

A epidemia do VIH pode tornar-se uma coisa do passado, desde que todos os envolvidos no fornecimento de medicamentos para o VIH respeitem os princípios básicos e os direitos das pessoas portadoras da doença, bem como daquelas em risco de a contrair.

Há 16 anos, a International AIDS Conference realizada em Durban ajudou a disseminar a preocupação com o fornecimento de tratamento para o VIH em países com poucos recursos, realçando que, além de salvar vidas, era uma questão de justiça global e, mais importante ainda, era uma possibilidade absolutamente viável.

Desde então, no que é uma das mais notáveis iniciativas médicas de todos os tempos, o tratamento para o VIH tem-se expandido, de tal forma que o ano de 2016 é aquele em que mais de metade das pessoas no mundo que precisam de terapêutica estão a obtê-la.

Porém, isso deixa ainda quase metade do mundo em perigo de morrer de sida, e essa realidade está concentrada em determinadas regiões, como o Médio Oriente e a Europa Oriental, e focada em determinados grupos, como as pessoas que consomem drogas por via endovenosa.

Por outro lado, existem ainda grupos específicos nos quais, a nível mundial, o número de casos de VIH continua a aumentar. Porquê? Devido ao número de pessoas ainda com necessidade de tratamento, bem como porque aqueles que não são alvo de tratamento ou prevenção adequada frequentemente pertencem a grupos estigmatizados ou marginalizados.

A declaração enfatiza que o tratamento deve ser livre e oferecido a todas as pessoas infetadas, acompanhado de informações sobre o tratamento e apoio, que devem estar disponíveis para todos – diferenças nos rendimentos, gênero, sexualidade, idade, uso de drogas ou status social não devem impedir as pessoas de obter tratamento antirretroviral.

Visite o site da Declaração em https://www.hivt4p.org/ – porque a saúde mundial é uma questão de todos nós.