Cáritas de Coimbra colabora com investigadora de Maastricht
Cáritas de Coimbra colabora com investigadora de Maastricht
Nos dias 3 e 4 de outubro, a Cáritas Diocesana de Coimbra recebeu a visita da investigadora Martina Caic, aluna de Doutoramento da Universidade de Maastricht no âmbito do programa Maria-Curie (H2020), para colaboração nas atividades do projeto GrowMeUp.
Cáritas de Coimbra colabora com investigadora de Maastricht
Nos dias 3 e 4 de outubro, a Cáritas Diocesana de Coimbra recebeu a visita da investigadora Martina Caic, aluna de Doutoramento da Universidade de Maastricht no âmbito do programa Maria-Curie (H2020), para colaboração nas atividades do projeto GrowMeUp, também financiado pela União Europeia através do programa Horizonte 2020.
A estadia da investigadora prendeu-se com a realização de entrevistas semi estruturadas a idosos dos equipamentos da Cáritas de Coimbra e respetivos cuidadores formais e informais.
Os objetivos do estudo que está a ser realizado são a obtenção de uma melhor compreensão sobre como as pessoas idosas e seus cuidadores (formais e informais) visualizam a sua rede de cuidadores de valor e respetivas interações antes e depois da introdução de uma tecnologia de vida assistida (p.ex.:GrowMeUp).
Com os resultados pretende-se contribuir para a definição dos serviços considerados mais úteis e importantes, quer para os idosos, quer para os seus cuidadores, e assim responder às preferências e necessidades do público-alvo do projeto GrowMeUp.
A aplicação desta nova metodologia de estudo proporcionou também um período de reflexão diferenciado que os idosos apreciaram, bem como novas ferramentas para os cuidadores da Cáritas que podem agora utilizar e adaptar para situações futuras.
A partilha de boas práticas e colaboração internacional têm sido uma aposta da Cáritas de Coimbra na sua abordagem aos emergentes desafios societais, com vista a uma melhor qualidade de vida das pessoas que diariamente apoia.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.