Projeto CriArte representado no ACM de Portas Abertas

No dia 24 de setembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra esteve representada no evento ACM de Portas Abertas 2016 com o Projeto CriArte. Esta é uma iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações que esteve presente no Parque Verde da Cidade de Coimbra.

O ACM de Portas Abertas é uma ação que teve este ano o formato de roadshow e percorreu 5 capitais de distrito, com iniciativas diversas, numa mostra coletiva de partilha de saberes e experiências entre projetos Escolhas, associações de imigrantes, associações das comunidades ciganas, serviços do ACM e de outras associações participantes nesta mostra. O objetivo da iniciativa é dar a conhecer ao público em geral e às entidades, públicas e privadas, as diferentes valências do ACM.

A inauguração da iniciativa contou com a presença do Sr. Ministro-adjunto, da Sra. Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, do Alto-comissário para as Migrações. Este evento foi composto por uma mostra de vários serviços do ACM e ainda por workshops diversos, teatro, dança, música, desporto

Os colaboradores da Cáritas Coimbra e formandas tiveram a oportunidades de junto dos participantes e visitantes explicar os objetivos e trabalho desenvolvido no âmbito do CriArte. Ao longo da tarde as formandas presentearam os visitantes com um workshop de bordados, demostrando assim as competências adquiridas ao longo da formação. A adesão surpreendeu todos, validando assim o trabalho desenvolvido.

O projeto CriArte é o resultado de uma parceira entre a Cáritas Diocesana de Coimbra, o CEARTE, a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, com participação da Associação Cigana de Coimbra e pretende alavancar a aquisição de competências de autonomia e empregabilidade de pessoas residentes em bairros sociais, com particular incidência em mulheres de etnia cigana.