Notícias

Projeto CriArte aposta em formação de desenvolvimento pessoal

Projeto CriArte aposta em formação de desenvolvimento pessoal

A falta de tempo é um dos fatores responsáveis pelo mal-estar psicológico, originando perturbações físicas e mentais. Neste sentido, a Cáritas de Coimbra, através do Centro Comunitário S. José – projeto CriArte, considerou crucial trabalhar a gestão de tempo para o aumento dos níveis de bem-estar.


Projeto CriArte aposta em formação de desenvolvimento pessoal

As queixas relativas à falta de tempo são habituais. A falta de tempo é um dos fatores responsáveis pelo mal-estar psicológico, originando perturbações físicas e mentais. Neste sentido, a Cáritas de Coimbra, através do Centro Comunitário S. José – projeto CriArte, considerou crucial trabalhar a gestão de tempo para o aumento dos níveis de bem-estar.

O projeto CriArte é o resultado de uma parceira entre a Cáritas Diocesana de Coimbra, o CEARTE, a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, com participação da Associação Cigana de Coimbra e pretende alavancar a aquisição de competências de autonomia e empregabilidade de pessoas residentes em bairros sociais, com particular incidência em mulheres de etnia cigana.

Não é possível trabalhar a autonomia e as competências de empregabilidade sem investir no desenvolvimento das soft skills, sendo a gestão de tempo uma das mais decisivas para uma boa organização e desempenho profissional, nomeadamente associada ao reconhecimento das formas mais usuais de procrastinação.

Durante a sessão de formação de 27 de julho, concluiu-se que não é possível gerir o tempo, é possível gerir as tarefas no tempo disponível. Foram explanadas estratégias para gerir tarefas (e.g., planificação do horário diário, horário de organização funcional). Foi abordado o conceito de procrastinação que consiste em atrasar ou adiar sistematicamente a realização de atividades relevantes. Assim, para uma gestão de tarefas eficaz é essencial identificar as diversas formas de procrastinação.

Durante a sessão, as formandas reconheceram a importância do tema e o possível impacto que a adoção das estratégias relativas à gestão de tempo pode ter na melhoria do bem-estar geral.

alt

Partilhar:

Deixe uma resposta

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430

966 825 595

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

Comunicação Institucional