Projeto CriArte já iniciou formação

O projeto CriArte deu o seu “pontapé de saída” oficial no dia 5 de abril, com a realização da ação de formação Iniciação à Costura e aos Bordados no Centro Comunitário S. José (Cáritas Coimbra), promovida pelo CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato.

Projeto CriArte já iniciou formação

Durante os próximos 3 meses, esta ação irá certificar as 16 formandas nas áreas de costura e bordado, mas pretende ser também uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal, com vista à aquisição de uma atitude empreendedora face aos desafios económicos, sociais e ambientais e de uma visão mais alargada das diferentes possibilidades de realização profissional.

As mulheres abrangidas pelo projeto estão a frequentar a formação 3 dias por semana (200 horas no total) e nestas primeiras sessões tem-se já estabelecido um ambiente de grande entusiasmo e motivação, que se espera que venha a ser indicador de um desfecho bem sucedido.

Para além da formação, estão já a decorrer igualmente várias outras ações do projeto, como as entrevistas realizadas pela FPCE-UC, (Doutora Ana Almeida) no âmbito do protocolo inicial de avaliação do projeto; reuniões preparatórias com a Cáritas, APCC e CEARTE para a criação dos produtos previstos, e.g,. livros para a baixa visão, tabuleiros de jogo, chinelos; uma recolha de tecidos que contou com o apoio da empresa Tecidos de Coimbra.

O projeto CriArte é o resultado de uma parceira entre a Cáritas Diocesana de Coimbra, o CEARTE, a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, com participação da Associação Cigana de Coimbra e pretende alavancar a aquisição de competências de autonomia e empregabilidade de pessoas residentes em bairros sociais, com particular incidência em mulheres de etnia cigana.

Este projeto foi selecionado (resultados provisórios) para financiamento no âmbito da 2.ª Edição do Fundo de Apoio à ENICC – Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas – FAPE 2016, apoio que a confirmar-se irá ser de extrema importância para a dinamização das oficinas ocupacionais, através da aquisição de equipamentos e materiais de trabalho para as beneficiárias.