Apresentação Pública Projeto DesIgual | 24 março

A Cáritas Diocesana de Coimbra convida-o para a Apresentação Pública do Projeto (Des)Igual, que irá realizar-se no próximo dia 24 de março, pelas 14:30, na Universidade Aberta, em Coimbra.

Apresentação Pública Projeto DesIgual | 24 março

Um estudo recente que mostra a diferença de poder entre homens e mulheres na Europa, apresenta Portugal nos lugares da cauda ao nível da Igualdade de Género. A título de exemplo, no que concerne à igualdade entre homens e mulheres em na política e na economia, numa escala de 0 a 100 Portugal alcança uns baixíssimos 17,6, ficando apenas à frente do Chipre.

Porque a representação equilibrada de género é basilar do ponto de vista da justiça social e democrática, é crucial abordar estas questões transversalmente, desde a infância e seguindo numa perspetiva ao longo de todo o ciclo de vida.

O Projeto (Des)Igual, aprovado no âmbito do Portugal2020 (POISE), pretende ser mais uma ferramenta de promoção dos direitos e dos deveres entre os géneros, num contexto de pluralidade e da aceitação da diversidade da cada indivíduo.

Neste contexto estão a ser desenvolvidas pela Cáritas de Coimbra atividades informativas para crianças, adolescentes, jovens e pais/educadores, no âmbito da contextualização do conceito de género, violência de género e namoro e harmonização dos papéis de género. É também âmbito da intervenção deste projeto o desenvolvimento de workshops de sensibilização para estas temáticas junto de grupos particularmente vulneráveis, nomeadamente pessoas em situação de exclusão social, doentes com VIH, pessoas sem-abrigo, idosos e vítimas de violência.

Destaca-se, ainda, a intervenção que irá realizar-se no âmbito das atividades de férias de verão e as campanhas de informação e divulgação destas temáticas através da realização de uma exposição fotográfica sobre a igualdade de género e um concurso / exposição de pintura relativa à violência sobre as mulheres. Neste projeto ainda está prevista a criação de um website/plataforma de e-learning que será o interface do mesmo e que contará com um conjunto de informação sobre o projeto em si, bem como informação técnica e pedagógica no âmbito do género.

É de extrema importância, essencialmente quando falamos da temática da Igualdade, promover a sensibilização da população para estas temáticas. É neste contexto que se irá apresentar publicamente o projeto, beneficiando dessa oportunidade para formalizar a celebração de vários protocolos com entidades públicas e privadas (Câmaras Municipais, Agrupamentos de Escolas, IPSS) da Região que irão colaborar com a Cáritas de Coimbra na implementação das ações.

Participe, divulgue! Porque todos somos uma identidade.

Saiba mais:

Programa (Des)Igual 2017