Cáritas de Coimbra no COCIR Digital Health Summit em Bruxelas

No dia 6 de dezembro a Cáritas de Coimbra fez-se representar por Ana Luísa Jegundo no 4.º Encontro Anual COCIR Digital Health Summit – The Voice of Stakeholders, para discutir a transformação digital dos cuidados sociais e de saúde.

Cáritas de Coimbra no COCIR Digital Health Summit em Bruxelas

Aí debateu-se a importância de uma reforma substancial nesta matéria face às exigências da futura população idosa, nomeadamente devido ao aumento progressivo da sobrecarga associada às doenças crónicas.

Os cuidados integrados são cada vez mais reconhecidos como uma forma eficiente de prestar cuidados à população idosa, assente numa abordagem centrada na pessoa, contribuindo para a reversão do aumento da fragmentação dos sistemas de cuidados sociais e de saúde.

Os debates deste seminário deram especial atenção à gestão da cibersegurança e da proteção de dados com vista ao reforço da confiança associada à tecnologia enquanto facilitadora de inovação nos cuidados sociais e de saúde, assunto que a Cáritas de Coimbra tem acompanhado de perto, integrada na sua estratégia de inovação tecnológica enquanto forma de promoção do envelhecimento ativo e saudável, por exemplo, através da sua participação no projeto GrowMeUp.