CENTRO DE ALOJAMENTO TEMPORÁRIO FAROL
CENTRO DE ALOJAMENTO TEMPORÁRIO FAROL
APRESENTAÇÃO
Nome: Centro de Alojamento Temporário Farol (CAT Farol)
Localização: Rua D. João Peculiar, nº 76, 3030-359 Coimbra
Âmbito de intervenção: Intervém junto de indivíduos em situação de sem-abrigo e/ou emergência social, desenvolvendo projetos personalizados de inserção social e profissional. A sua ação orienta-se para indivíduos instáveis, muitas vezes com percursos de vida associados ao consumo de substâncias psicotrópicas e ausência de suporte familiar, para os quais não é possível a integração em estruturas de acolhimento tradicionais.
Capacidade: 60 utentes.
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Atenta à realidade social, a Cáritas Diocesana de Coimbra constatou a existência de um número significativo de indíviduos socialmente excluidos e em situação de sem-abrigo, muitos associados ao consumo de substâncias psicotrópicas, com grande mobilidade geográfica, ausência de suporte familiar, cumprimento de regras ou hábitos de trabalho.
O Centro de Alojamento Temporário Farol, a funcionar desde maio de 2005, surge então da necessidade de solucionar estas problemáticas, desenvolvendo soluções que permitem a integração gradual e progressiva destes indivíduos.
GRUPO-ALVO:
Pessoas de ambos os géneros, em condição de sem abrigo e/ou em situação de emergência e forte vulnerabilidade social, maiores de 18 anos, independentes na realização das atividades da vida diária e que não sejam portadores de patologias psiquiátricas graves que impeçam o regular funcionando do estabelecimento.
OBJETIVOS DA RESPOSTA
– Contriubuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes
– Contribuir para a (re)inserção social e profissional dos utentes
– Diminuir a exposição a situações de risco e sensibilizar para a adoção de comportamentos saudáveis
SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS
– Necessidades Básicas
– Apoio Psicossocial
– Apoio na área da saúde
– Apoio jurídico
– Promoção de competências
– Educação não formal
-Inserção Profissional
INFORMAÇÕES ÚTEIS
As inscrições podem ser realizadas por iniciativa do candidato, ainda que encaminhado por qualquer instituição ou serviço público, social ou privado.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.