(Des)Igual apresentado ao público

O projeto (Des)Igual foi apresentado ao público pela Cáritas Diocesana de Coimbra, numa sessão pública que decorreu a 24 de março, nas instalações da Universidade Aberta, numa sessão que onde foram celebrados também os protocolos de colaboração no âmbito do projeto.

(Des)Igual apresentado ao público

O projeto (Des)Igual foi apresentado ao público pela Cáritas Diocesana de Coimbra, numa sessão pública que decorreu a 24 de março, nas instalações da Universidade Aberta.

A abertura da sessão ficou ao cargo do Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Pe. Luís Costa, que referiu que “Se queremos uma sociedade mais justa e fraterna, temos de promover uma efetiva e equilibrada representação da mulher e do homem na vida societária em geral e na política, economia, educação e religião em particular.” Seguiram-se as palavras do Pró-Reitor da Universidade Aberta, Professor João Caetano.

Presentes na sessão estiveram também entidades públicas e privadas (Câmaras Municipais, Agrupamentos de Escolas, IPSS) da Região que irão colaborar com a Cáritas de Coimbra na implementação das ações, para a formalização a celebração dos protocolos de colaboração.

Fernando Santos, coordenador do projeto, expôs para os presentes o âmbito de intervenção do (Des)Igual, bem como as atividades já a decorrer e previstas para o futuro. Crianças, jovens, grupos comunitários e públicos potencialmente vulneráveis como idosos, pessoas sem abrigo, pessoas com problemáticas de adição, beneficiários de ação social/RSI, vítimas de violência e doentes com VIH são os destinatários das ações que irão decorrer.

O Projeto (Des)Igual, aprovado no âmbito do Portugal2020 (POISE), pretende ser mais uma ferramenta de promoção dos direitos e dos deveres entre os géneros, num contexto de pluralidade e da aceitação da diversidade da cada indivíduo.

Para finalizar houve ainda um momento cultural alusivo ao tema, ao cargo de dois elementos do Grupo de Teatro da Cáritas de Coimbra, Carinhos Quentes.