Projeto (Des)Igual

alt

A Cáritas Diocesana de Coimbra está a lançar Projeto (Des)Igual, aprovado no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, enquadrado na Tipologia de Operação 3.16  que garante “Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuam no âmbito da promoção da igualdade de género e da prevenção e combate à violência doméstica e de género e ao tráfico de seres humanos”. Prevê a promoção da Luta contra todas as formas de discriminação e da igualdade de oportunidades e o combate às discriminações e aos estereótipos.

Neste contexto irão ser desenvolvidas pela Cáritas de Coimbra atividades informativas para crianças, adolescentes, jovens e pais/educadores, no âmbito da contextualização do conceito de género, violência de género e namoro e harmonização dos papéis de género.

Será também âmbito da intervenção deste projeto o desenvolvimento de workshops de sensibilização para estas temáticas junto de grupos particularmente vulneráveis.

Destaca-se, ainda, a intervenção que irá realizar-se no âmbito das atividades de férias de verão dos centros de atividades de tempos livres, nos quais serão promovidos workshops versando as temáticas do género junto das crianças e adolescentes participantes nestas atividades.

Durante o período de execução do projeto irão decorrer duas campanhas de informação e divulgação destas temáticas através da realização de uma exposição fotográfica sobre a igualdade de género e um concurso exposição de pintura sobre a violência sobre as mulheres.

Neste projeto ainda está prevista a criação de um website/plataforma de e-learning que será o interface do mesmo e que contará com um conjunto de informação sobre o projeto em si, bem como informação técnica e pedagógica no âmbito do género.

O Projeto (Des)Igual pretende ser mais uma ferramenta de promoção dos direitos e dos deveres entre os géneros, num contexto de pluralidade e da aceitação da diversidade da cada indivíduo.