Uma bengala por um idoso
Uma bengala por um idoso
Como Instituição da Igreja, a Cáritas existe para ajudar a Igreja a evangelizar, não pela palavra, não pela celebração, mas pelo Amor. A nossa Cáritas está muito consciente disto quando assume como missão “ser um instrumento da Igreja”.
Uma bengala por um idoso
Como Instituição da Igreja, a Cáritas existe para ajudar a Igreja a evangelizar, não pela palavra, não pela celebração, mas pelo Amor. A nossa Cáritas está muito consciente disto quando assume como missão “ser um instrumento da Igreja, na área geográfica da diocese de Coimbra, para promover e defender a dignidade humana à imagem de Jesus Cristo”. Para além desta missão, a Cáritas está também condicionada por um método, o método de Jesus de Nazaré!, mostrado de modo clarividente na parábola do Bom Samaritano e indicado pelos Bispos portugueses na Instrução Pastoral “A ação social da Igreja”, n. 19): 1. ver as situações; 2. amar as pessoas envolvidas nelas, sejam essas situações quais forem; 3. aproximar-se, naquele gesto único de “ser com”, “estar com” e “fazer com” aqueles que se pretende ajudar; 4. Agir, com ações conformes às necessidades e humanização da sociedade; 5. partilhar: bens, saberes, fé…
Refletir a dimensão pastoral da Cáritas nesta matriz exige reconhecer que a inovação que nos é pedida não reside nem na missão, nem no método, mas na capacidade de responder de modo ajustado e eficaz, dentro daquelas duas condicionantes, às profundas mudanças que acontecem nas sociedades e nas suas estruturas.
Dentro dessas mudanças, o envelhecimento demográfico será talvez a mais evidente entre nós, tanto em termos estatísticos quanto de bem-estar humano. Uma mudança que afeta pessoas com rosto, com vidas: idosos, famílias, trabalhadores na área social, na saúde, na segurança… E se havemos de reconhecer que a sociedade (e a Igreja nela!) deu uma resposta institucional muito meritória a muitos idosos, importa também reconhecer que a institucionalização nem atinge todos os idosos nem é a resposta toda.
Por isso a Cáritas de Coimbra pôs em andamento no último ano uma grande iniciativa de sensibilização da sociedade e da Igreja para olhar com rigor a situação dos seus idosos (ver), assumindo voluntariamente gestos de aproximação (estar com eles e fazer com eles para ser verdadeiramente com eles), socorrendo-os nas suas necessidades, estejam eles institucionalizados ou em suas casas. Chamou-lhe Projeto Lucas10,35, assumindo a expressão “cuida bem dele” que aparece neste versículo. Lucas10,35 é, então, um conjunto de iniciativas e campanhas de promoção do voluntariado junto dos idosos.
Assim, o Dia Cáritas na Diocese de Coimbra está este ano profundamente associado ao Projeto Lucas10,35, com a iniciativa “Uma bengala por um idoso”: pede-se que os grupos sociocaritativos, os grupos de jovens, os crismandos e os grupos de catequese da primeira comunhão sinalizem uma ou mais situações de pessoas idosas com quem possam assumir um compromisso concreto de presença e/ou ajuda, desde o início da Quaresma até julho, e signifiquem cada situação através de uma bengala! Depois, é fazer mesmo o compromisso assumido! E ter as bengalas expostas na comunidade, enriquecendo-as com elementos que simbolizem cada uma das ações de “aproximação” efetivamente já realizadas…
Saiba mais sobre este projeto nos Vídeos:
Vídeo 1
Vídeo 2
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.