Cáritas Coimbra visitou famílias afetadas pelos incêndios e habituações reconstruídas

A Cáritas Diocesana de Coimbra visitou, no dia 18 de dezembro, as habitações reconstruídas das famílias afetadas pelos incêndios de junho de 2017. A visita, que teve início na povoação da Barraca da Boavista, contou com a presença do Sr. Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, do presidente da Cáritas de Coimbra, Pe. Luís Costa e de vários parceiros que acompanharam esta missão.

Desde a primeira hora que a Cáritas de Coimbra esteve junto das populações vítimas dos incêndios de junho de 2017, que ceifou vidas, bens pessoais e materiais às pessoas/famílias de Pedrogão Grande, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis e Pampilhosa da Serra, apoiando a população na resposta às necessidades básicas e urgentes e fazendo chegar às pessoas, através das equipas de Colaboradores Cáritas e Voluntários, os donativos que chegaram de todo o país e do estrangeiro.

Um ano e meio após os incêndios, foram reconstruídas 17 casas e 2 novas foram adquiridas para substituir as que não tiveram hipótese de reconstrução. Este compromisso foi assumido em parceria com as entidades estatais, Câmaras Municipais, CCDRC e numa articulação próximas com as famílias atingidas e atribuídas ao compromisso Cáritas de Coimbra.

Esta visita constitui um gesto simbólico, da parte da Cáritas de Coimbra, de visita e entrega de todas as habitações que lhe foram confiadas. Após a visita os envolvidos nesta ação participaram na Eucaristia na Igreja Matriz de Pedrogão Grande, pelas 19.00h. No final foi formalizado o ato de entrega das habitações aos proprietários durante um jantar convívio com as famílias.

Esta grande iniciativa só foi possível com o contributo e congregação de esforços de várias entidades e gentes do nosso País. Juntos representámos uma maravilhosa ocasião de humanidade e generosidade junto daqueles que realmente precisavam.

Neste mesmo espírito, com simplicidade e alegria, vem a Cáritas de Coimbra, agradecer todo a colaboração e celebrar o regresso destas pessoas/famílias à normalidade e tranquilidade que desejam e merecem.