Cáritas Coimbra participa em duas sessões da Conferência de Parceiros em Bruxelas

O Departamento de Inovação da Cáritas Coimbra participou em duas sessões paralelas da Conferência de Parceiros, em Bruxelas, no dia 28 de fevereiro.

Esta sessão decorreu entre dois grupo de trabalho da Parceria Europeia – C2 “Desenvolvimento de soluções interoperáveis para uma vida independente” e D4 “Ambientes amigos de todas as idades” – apresentando a Cáritas duas propostas de trabalho conjunto entre estes grupos, no sentido de criar sinergias e complementaridade entre os diferentes domínios da Parceria Europeia de Inovação para um Envelhecimento Ativo e Saudável, com vista à promoção de iniciativas mais complementares e inclusivas.

Carina Dantas, em colaboração com o Prof. Gottfried Zimmerman da Universidade de Estugarda, propôs a definição de uma ISO sobre Preferências de Privacidade dos Utilizadores em soluções para um Envelhecimento Ativo e Saudável, com a realização de um conjunto de cenários representativos (caos de uso) e de linguagem e interface acessível aos utilizadores com mais baixo índice de literacia digital.

Ana Jegundo em colaboração com Gil Gonçalves, da INOVA+, propôs a realização de um conjunto de linhas orientadoras de promovam uma participação mais ativa dos cuidadores (in)formais no desenvolvimento de tecnologias inovadoras amigas das pessoas idosas e também na análise das diferentes possibilidades de exploração destas soluções tecnológicas no mercado.

A Caritas de Coimbra participou igualmente na sessão de trabalho do grupo D4 sendo Carina Dantas uma das oradoras e organizadoras da sessão, sob o tema “People and Places”, contribuindo para a identificação das principais linhas orientadoras do respetivo plano de ação que será alvo de renovação até ao final deste ano. Questões como a exclusão digital, o alinhamento com a estratégia europeia para um Mercado Único Digital ou a promoção de estratégias e soluções baseadas em abordagens participativas e centradas na pessoa idosa foram discutidas ao longo da sessão.

Os resultados destas discussões serão entregues à Comissão Europeia para redefinição da estratégia europeia para o envelhecimento ativo e saudável a implementar nos próximos dois anos.