Cáritas Coimbra apresenta aposta na literacia digital em evento com smart cities

Na véspera da Conferência de Parceiros da Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP-AHA), o grupo de trabalho D4 – ambientes amigos para todas as idades – realizou uma reunião de trabalho com vista à promoção de sinergias com outras redes colaborativas europeias, como é o caso da Parceria Europeia para promoção das Cidades e Comunidades Inteligentes (EIP-SCC).

Ana Jegundo, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, apresentou o trabalho de promoção da literacia digital levado a cabo pela instituição há cerca de 4 anos. Trata-se de um processo contínuo e em constante evolução que promove o envolvimento das pessoas idosas das valências de Centro de Dia, ERPI e Apoio Domiciliário, de diversos equipamentos, na utilização de tecnologias inovadoras promotoras de um envelhecimento participativo, ativo e saudável.

Este processo é composto pela participação em diversos projetos e iniciativas tecnológicas onde as pessoas idosas têm oportunidade de expressar as suas opiniões sobre a utilidade das tecnologias, propondo opções de melhoria mais adequadas às suas necessidades, nas diferentes fases do ciclo de inovação. A adoção de uma abordagem centrada no utilizador, dando aos cidadãos mais velhos a oportunidade de aprender, conhecer e expressar-se cria um ambiente amigável promotor da sua curiosidade e interesse. O facto de se sentirem mais válidos e úteis na sua comunidade tem como consequência uma maior disponibilidade para contribuir noutras discussões dos diversos desafios da sociedade, como é o caso da promoção de cidades e comunidades inteligentes.

Na sequência deste evento, a Cáritas de Coimbra estabeleceu um contacto privilegiado com a EIP-SCC, tendo-se já definido um aprofundamento desta colaboração, a desenhar de forma mais concreta durante os próximos meses.