Cáritas Coimbra apresentou Rede Temática SHAFE no Webinar da Plataforma de Política de Saúde da União Europeia

A Cáritas de Coimbra apresentou as suas propostas e áreas de recomendação no segundo webinar da rede Temática SHAFE – Smart Healthy Age-Friendly Environments: “Declaração Conjunta: partilha dos resultados e comentários”, organizado pela Comissão Europeia através da Plataforma de Política de Saúde da União Europeia (HPP), na passada terça-feira, 9 de Outubro de 2018, das 15h às 16h.

Os resultados da investigação, inquéritos e entrevistas desenvolvidos este ano levaram já à definição de 5 áreas chave de recomendações da Rede Temática que Carina Dantas, Diretora de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra e Coordenadora da Rede, apresentou no Webinar. Esta comunicação foi precedida pela apresentação da colega Willeke van Staalduinen que apresentou o enquadramento da Rede e o trabalho desenvolvida para o documento de enquadramento.

Se não pôde acompanhar em direto, não é tarde para assistir – está online e disponível para visualização a qualquer momento em https://ecwacs.webex.com/ecwacs/ldr.php?RCID=4c084dd73f09e0a249ebb8c95c865288.

Esta é a sua oportunidade de se informar ou participar do processo que leva à Declaração Conjunta sobre SHAFE no ciclo 2018 das Redes Temáticas e que será apresentada no Evento Anual da HPP em Bruxelas a 12 de novembro.

Pode ver as apresentações da Caritas Coimbra e da AFEdemy. O documento de enquadramento da Rede pode ser consultado aqui.

O objetivo específico da SHAFE é dar prioridade aos dois aspetos principais dos Ambientes Amigáveis à Idade – Locais e Pessoas – na criação de soluções de eHealth e mHealth – especialmente focados na qualidade e nos custos.

Na eHealth será dada uma ênfase especial ao estado da arte atual na Europa de casas inteligentes para pessoas com doenças crónicas e deficiências – apoio digital como robótica, ambientes de vida inteligentes e comunicação inteligente com cuidadores formais e informais. É essencial alinhar o desenvolvimento tecnológico com a indústria da construção civil em termos de políticas e financiamento, a fim de disponibilizar casas inteligentes, acessíveis e disponíveis por toda a Europa. Esta ampla implementação de sistemas inteligentes na própria casa das pessoas pode ser a chave para um sistema de saúde mais eficiente, com melhor qualidade a um menor custo.

Na mHealth, o foco será compreender e preencher as principais lacunas entre o desenvolvimento tecnológico e as reais necessidades e expectativas dos utilizadores, propondo medidas políticas que favoreçam e reforcem a entrada real de novos produtos no mercado, na expectativa de diminuir as desigualdades no acesso aos serviços de saúde.

A Cáritas de Coimbra, com o apoio da AFEdemy Ltd., está a coordenar uma das três Redes Temáticas da Comissão Europeia para 2018, com vista à elaboração de uma declaração conjunta que apoie a definição de políticas e estratégias europeias nesta matéria.