Cáritas Coimbra esteve em Dusseldorf no lançamento do AVIK – projeto de intercâmbio cultural

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve, nos dias 25 e 26 de outubro em Dusseldorf – Alemanha, na reunião de lançamento do projeto AVIK, aprovado no âmbito do programa Erasmus+ da Comissão Europeia. Ana Luísa Jegundo e Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação, representaram a Cáritas Coimbra neste consórcio que envolve mais 6 parceiros internacionais.

O AVIK é um projeto que perspetiva o intercâmbio de competências interculturais e boas práticas para a inclusão social, abrangendo vários públicos-alvo no decorrer das ações do projeto. A primeira reunião teve como principal objetivo conhecer os parceiros e definir as primeiras atividades de disseminação do projeto. A Cáritas Coimbra teve oportunidade de apresentar a instituição e a ação que desenvolve com os diferentes tipos de público que apoia.

Durante o lançamento do projeto foram discutidas formas inovadoras e outras práticas que possam levar à inclusão social. Formas diferentes de receber pessoas em situação de exclusão social nos diferentes países ou de mostrar vertentes culturais diferentes através de jogos de mesa, guias para cidadãos ou partilha de refeições, são alguns dos objetivos do projeto que irão dotar os públicos-alvo de ferramentas que os envolvam na comunidade.

O projeto é coordenado pela entidade alemã WHKT- Westdeutscher Handwerkskammertag, sendo as restantes entidades parceiras a Cáritas de Coimbra (Portugal), o CIAPE – Centro Italiano per L’Apprendimento Permanente (Itália), VondiConsulting Unternehmensberatung Vondrak KG (Áustria), Datca Ilce Milli Egitim Mudurlugu (Turquia), Centre for the Greek Language (Grécia) e AC Amics de la Biblioteca de la Fonteta (Espanha).  Nesta primeira reunião foi já possível trocar experiências e boas práticas com cada um dos parceiros de forma a impulsionar a implementação do projeto.