Cáritas Coimbra participou ativamente na Praça Vida+

Durante os dias 20, 21 e 22 de julho, a Cáritas Diocesana de Coimbra teve uma presença dinâmica na Praça Vida+, uma iniciativa do projeto Healiqs4Cities que teve lugar no Alma Shopping e facilitou uma oportunidade para partilhar experiências e promover estilos de vida saudáveis.

Os visitantes que passaram pela banca da Cáritas Coimbra tiveram oportunidade de conhecer o robô social desenvolvido para auxiliar pessoas com mais de 65 anos nas suas tarefas diárias e que é o resultado do projeto GrowMeUp (H2020), liderado pela Universidade de Coimbra e do qual a Cáritas Coimbra foi parceira. Para apoiar esta dinâmica esteve presente também o Instituto de Sistemas e Robótica da UC, que atualmente dinamiza novas funcionalidades deste robô no projeto EuroAge.

A assistente virtual do projeto CaMeLi (tecnologia validada para língua portuguesa em colaboração com o Instituto Pedro Nunes) foi também uma das atrações da banca da Cáritas e consiste num assistente virtual com figura humana com o qual as pessoas podem falar e interagir pedindo para realizar determinadas ações, como jogos, agendamento de compromissos ou chamadas Skype.

Ao dispor dos visitantes estavam também exemplares do Manual de Boas Práticas na Prevenção de Quedas em Idosos, manual este que despertou a curiosidade dos transeuntes, que levaram exemplares para eles próprios ou para os seus familiares.

Pela Praça passaram alguns grupos de utentes da Cáritas de Coimbra, que tiveram oportunidade de realizar os seus testes de saúde, avaliar o seu estilo de vida e receber alguns conselhos. A dinamizar a banca esteve também uma utente do Centro de Dia do Centro Rainha Santa Isabel, que mostrou aos visitantes que a relação entre seniores e tecnologias já não é uma utopia, enquanto fazia também alguns relatos sobre as suas experiências com projetos tecnológicos na Cáritas ou algumas demonstrações com o robô.