Educação e diversidade debatidas nas II Jornadas do Projeto (Des)Igual

A Cáritas Diocesana de Coimbra promoveu as II Jornadas do seu projeto (Des)Igual, este ano acolhidas no Cineteatro da Lousã, no dia 12 de setembro. Participaram no encontro cerca de 230 pessoas, entre pessoal docente e outras pessoas motivadas para o tema como técnicos, educadores, pais e demais interessados.

Através do projeto (Des)Igual, a Cáritas de Coimbra tem feito uma aposta na reflexão sobre as questões de género com o objetivo de operacionalizar uma mudança de atitudes e comportamentos individuais e coletivos na sociedade. Na sessão de abertura, o Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Pe. Luís Costa, referenciou estas segundas jornadas como “uma pausa no caminho já feito”, referindo que “concretizam uma estratégia metodológica que sempre caracterizou a Cáritas de Coimbra: parar para pensar e programar”.

Pe. Luís Costa não deixou de referir a importância dos profissionais da instituição no trabalho feito junto das crianças, jovens, suas famílias e comunidades, realçando também o trabalho de Fernando Santos, coordenador do (Des)Igual. O Presidente da Cáritas de Coimbra reforçou ainda a necessidade de fazer uma aposta na educação e no apoio às crianças e jovens, “principalmente na fase mais determinante da sua construção como pessoas – a adolescência”.

Ainda na sessão de abertura, as Jornadas contaram com as intervenções de João Caetano, Pró Reitor da Universidade Aberta; Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã e Pedro Balhau, Diretor do Agrupamento de Escolas da Lousã.

Também na parte da manhã, deu o seu testemunho Fernando Santos, coordenador do (Des)Igual, que fez um balanço dos resultados do projeto até à data. Seguiu-se um painel de discussão com o mote “A Educação Diversa e Inclusiva – A nova realidade”, o qual teve como intervenientes Amílcar Martins da Universidade Aberta, Jorge Rocha e Regina Maia do Agrupamento de Escolas da Lousã. A moderação da mesa ficou ao cargo de Margarida Martins, da Escola João de Deus.

No último painel foi discutido o tema “Educação com Diversidade”, com a moderação de Pedro Balhau e participação de Amílcar Martins e Daniela Barros, ambos da Universidade Aberta.

Este ano, pela primeira, as Jornadas constituíram uma formação acreditada de curta duração para professores, em parceria com o Nova Ágora – Centro de Formação de Associação de Escolas, na qualidade de entidade formadora para efeitos de acreditação como formação contínua de professores.

As II Jornadas do Projeto foram uma importante oportunidade de reflexão conjunta sobre a arte de educar e também de partilha de experiências e boas práticas.