GRUPO DE MULHERES CONCLUEM RVCC NO ÂMBITO DO PROJETO CRIARTE

No passado dia 18 de abril, foi certificado um grupo de 9 mulheres no âmbito do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolar.

Esta atividade teve início em setembro de 2017, no domínio do Projeto CriArte – II Edição do FAPE – Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) –, programa de apoio financeiro atribuído pelo Alto Comissariado para as Migrações IP (ACM IP) a entidades da sociedade civil e teve o seu terminus em abril de 2018, já enquanto decorria o Projeto CriArte 2G, no âmbito da III edição do FAPE.

A atividade foi promovida em parceria com o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional da Associação Paralisia Cerebral de Coimbra e teve como objetivo dar resposta à Prioridade 23 da ENICC – Garantir o acesso à aprendizagem ao longo da vida – e ir ao encontro das necessidades formativas das Comunidades Ciganas. Iniciaram o processo RVCC 14 mulheres residentes no Planalto do Ingote, das quais 9 obtiveram certificação escolar no 1.º, 2.º, 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, sendo 5 de etnia cigana. É de referir que algumas das mulheres que não concluíram o processo nesta fase vão continuar a frequentar a atividade, para poderem obter certificação e aumentar a sua qualificação escolar. Outras vão integrar formação profissional nas áreas da costura e bordados a realizar também no Centro Comunitário S. José, em parceria com o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (Cearte), ainda no âmbito do CriArte 2G. Existe lista de espera para RVCC 2018 – 2.º semestre e esta fase vai integrar, para além de mulheres, homens de etnia cigana e da comunidade em geral.