Sessões de estimulação cognitiva e física do projeto Mind & Gait a decorrer na Cáritas de Coimbra

A Cáritas de Coimbra está a participar na implementação do piloto de intervenção combinada do projeto Mind&Gait, que está a decorrer desde abril na Cáritas de Coimbra (Centros N. Srª dos Milagres e S. Pedro). Este piloto está a envolver um grupo de pessoas idosas da resposta de Centro de Dia na aplicação de um programa que combina atividades de estimulação cognitiva e de atividade física.

O projeto “Mind&Gait”, no qual a Cáritas de Coimbra é parceira, é liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e visa a promoção da autonomia de idosos fragilizados, através da melhoria da cognição e capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio. É cofinanciado pelo PT2020, no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.

As sessões de estimulação cognitiva estão a decorrer um vez por semana e pretendem prevenir a fragilidade cognitiva, a dependência, o isolamento e a solidão, que muitas vezes terminam com sintomas depressivos, ao mesmo tempo que se revelam socialmente aceites enquanto boas práticas de estimulação da concentração, do pensamento e da memória. Alguns exemplos das atividades realizadas são experimentações sensoriais com alimentos ou a discussão de assuntos do dia-a-dia através de jornais e revistas.

O programa de exercício físico está a ser implementado de acordo com as necessidades e características dos participantes e inclui exercícios funcionais e de manutenção. Cada exercício é adaptado às condições de cada pessoa, com o principal objetivo de desenvolver a capacidade física e a função motora das pessoas mais velhas. As aulas são sempre acompanhadas por músicas e material adequado ao objetivo de cada sessão.

Os participantes sentem-se satisfeitos com esta dinâmica, na medida em que reconhecem os efeitos positivos desta prática no seu dia-a-dia, principalmente uma melhoria na auto-estima e uma maior predisposição para realização de atividades sociais.