Notícias

Projeto Mind&Gait leva terapia animal à Cáritas Coimbra

Integradas no piloto do projeto Mind&Gait, decorreram na Cáritas Diocesana de Coimbra sessões de terapia animal assistida, envolvendo um grupo de pessoas idosas da resposta de Centro de Dia do Centro Nossa Senhora dos Milagres (Cernache). Esta é uma das ações resultantes da implementação do piloto de intervenção combinada do projeto Mind&Gait, no qual a Cáritas Coimbra está a participar desde abril e que prevê a aplicação de um programa que inclui atividades de estimulação cognitiva e física.

O projeto “Mind&Gait”, no qual a Cáritas de Coimbra é parceira, é liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e visa a promoção da autonomia de idosos fragilizados, através da melhoria da cognição e capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio. É cofinanciado pelo PT2020, no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.

As sessões de terapia animal assistida realizaram-se com o recurso a uma cadela devidamente treinada para o efeito. Os sorrisos foram evidentes e a sensação de alegria com a presença do animal é facilmente notada em cada um dos seniores. Esta atividade desencadeou reações muito positivas ao nível emocional, social e do bem-estar. Este é um ponto de ligação entre a terapia e a estimulação física, emocional e cognitiva que levam ao aumento da autoestima e maior predisposição para realização de atividades sociais.

As ações com animais contribuem também para a estimulação sensorial, sendo que os participantes tiveram oportunidade de acariciar a cadela, penteá-la e fazer jogos com bola e outros materiais. Além destas atividades, ao longo do sessão, os idosos foram recordando os seus contactos com animais ao longo das suas vidas.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional