Notícias

Cáritas Coimbra vai lançar um White Paper no ICT 2018 – Rede Temática SHAFE

A Cáritas Coimbra e a AFEdemy pretendem levar a Declaração Conjunta da Rede Temática SHAFE – Smart Healthy Age-Friendly Environments para o nível seguinte com a elaboração de um White Paper durante 2020.
 
Para esse efeito, a Cáritas Coimbra estará a coordenar um workshop na Conferência Internacional ICT 2018, organizada pela Comissão Europeia, a 5 de dezembro no Hall L6/1 (11:30-12:15), em Viena.
 
O ICT 2018 é organizado pela Comissão Europeia e pela Presidência Austríaca do Conselho da União Europeia e terá lugar em Viena, de 4 a 6 de dezembro de 2018. Este é um dos principais eventos do ano e vai reunir cidadãos, membros da comunidade científica, decisores políticos e outros entusiastas das TIC para discutir o futuro numa Europa digital. O evento apresentará uma oportunidade para as pessoas envolvidas nesta transformação compartilharem sua experiência e visão da Europa na era digital.
 
O workshop da SHAFE é coordenado por Carina Dantas, da Cáritas de Coimbra e contará com a participação da equipa de coordenação – Willeke Van Staalduinen, Javier Ganzarain e Ana Jegundo. A página oficial do workshop pode ser consultada em https://ec.europa.eu/digital-single-market/events/cf/ict2018/item-display.cfm?logoff=true&id=21368
 
Durante o ano de 2018, a Cáritas Coimbra e AFEdemy são as Coordenadoras da SHAFE – uma Rede Temática sobre Ambientes Inteligentes, Saudáveis  e Amigáveis para Todas as Idades, aprovada pela Comissão Europeia – que envolve 10 grandes redes europeias e mais de 100 organizações parceiras, trazendo contribuições, comentários e apoio de centenas de partes interessadas em toda a Europa. O Framing Paper sobre o tema foi já lançado para consulta pública em setembro e a Declaração Conjunta já está disponível e será apresentada na reunião anual da HPP a 12 de novembro, que levará a a uma chamada pública para ação.
 
O objetivo específico da SHAFE é melhorar os dois aspetos principais dos Ambientes Amigáveis à Idade – Locais e Pessoas – na criação de soluções de eSaúde e mHealth – especialmente focados em qualidade e custos. Estes ambientes inteligentes precisam de alinhar o desenvolvimento tecnológico com a indústria da construção civil em termos de políticas e financiamento, a fim de disponibilizar casas inteligentes, acessíveis e a grande escala na Europa. Esta ampla adoção pode ser a pedra angular de um sistema de saúde mais eficiente que acrescente melhor qualidade a um menor investimento, em conformidade com a estratégia do Mercado Único Digital.
 
A Cáritas Coimbra aproveitou este evento para disseminar o projeto DAPAS, respetivas ambições em termos de resultados e de experiências para o utilizador final, bem como, a partilha de experiências e boas práticas entre os parceiros presentes no evento.
 
Todas as informações sobre a SHAFE podem ser consultadas em https://caritascoimbra.pt/en/shafe/
 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional