Vamos salvar as Abelhas

Passado um ano do flagelo vivido em Pedrógão Grande, a Cáritas Diocesana de Coimbra associa-se a uma iniciativa original do Agrupamento de Escolas de Pombal que surgiu com o intuito de “Salvar as Abelhas da Serra da Lousã”.

Perante o cenário dos incêndios vividos em outubro de 2017, a Cáritas Diocesana de Coimbra criou o projeto “De mãos dadas” – plataforma de apoio às vítimas e zonas afetadas pelos incêndios. Essa plataforma visava identificar as necessidades de pessoas e empresas afetadas pelos incêndios de 2017, angariar voluntários disponíveis para assegurar os pedidos de ajuda recebidos e proceder à gestão das necessidades de voluntariado identificadas, agilizando assim o processo de voluntariado que envolveu cada pedido, em articulação com as entidades oficiais. Assim, a Direção do Agrupamento de Escolas de Pombal divulgou essa informação, fazendo a sua comunidade envolvente refletir sobre o assunto e questionar-se sobre que contributo poderiam oferecer.

A flora (agora a falta dela) começou por ser a principal preocupação desse Agrupamento de Escolas. Tiveram, no entanto, consciência que os pedidos de ajuda nessa área exigiam conhecimentos específicos. Estavam todos disponíveis, mas surgia a dúvida: o que poderiam fazer?

Foi após um contacto realizado com a Cáritas Diocesana de Coimbra que surgiu a ideia que culminou neste projeto: as abelhas da Serra da Lousã que sofreram com os incêndios, as colmeias que foram queimadas, as flores que este ano não desabrocharam. A comunidade escolar decidiu ajudar quem viu as suas colmeias desaparecerem e as suas flores e árvores queimadas.

O repto foi lançado, no âmbito da disciplina de Oficina de Artes pela professora Ana Seco, aos alunos do 12º C, uma turma do Ensino Científico de Artes, e eles aderiam com entusiasmo ao projeto. Criaram uma série de postais que celebram um ser especial – a Abelha. Esses postais lembram os envolvidos nesta iniciativa da tragédia de outubro.

Alunos de várias turmas do Agrupamento (1º TC, 10º H2, 11º B, 11º D, 11º F e 12º C), dinamizados pelas professoras Ana Seco e Conceição Saraiva, voluntariaram-se para divulgar os postais, angariando alguns donativos para ajudar os apicultores daquela zona. Deitaram mãos à obra, na esperança de que este trabalho de voluntariado contribuísse para ver alguém sorrir, na esperança de contribuir para que a serra, a flora, mas principalmente as amigas ABELHAS voltassem a repovoar a Serra da Lousã.

Hoje, dia 22 de junho esteve presente na Escola Secundária de Pombal uma representante da Cooperativa de Vila Nova Do Ceira, em representação dos Apicultores associados, recebendo, das mãos dos alunos, os donativos que angariaram.