Notícias

Cáritas de Coimbra participou na primeira reunião do consórcio do Projeto Dapas em Bilbao.

A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Ana Luísa Jegundo e Natália Machado do Departamento de Inovação, participou na primeira reunião do consórcio do projeto DAPAS, nos dias 09 e 10 de julho de 2019, em Bilbao, Espanha. Este encontro decorreu depois da bem-sucedida reunião de kick-off em Graz, Áustria em setembro de 2018.

Muito bem acolhidos pela Universidade de DEUSTO, os parceiros analisaram o progresso observado até o momento planeado os próximos passos com vista ao início dos pilotos já no final de 2019.

No primeiro dia de reunião, foram discutidas as 6 work packages do projeto, momento em que a Cáritas de Coimbra expôs o trabalho desenvolvido nos dois deliverables que liderou, entregues em maio de 2019.

No segundo dia da reunião, divididos em sessões temáticas paralelas, houve lugar à discussão técnica sobre o desenvolvimento e a integração do sistema DAPAS e a uma formação sobre o processo de recrutamento, randomização e monitorização dos pilotos

O projeto DAPAS (Implantação de Pacotes AAL em Escala) visa fornecer uma solução inovadora ao reunir e testar os resultados de sucesso de projetos anteriores da AAL, como Emma, ​​kwido e RelaxedCare, desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países. Essas soluções serão combinadas num único produto distribuído em larga escala para melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas e seus cuidadores. A Cáritas de Coimbra será uma das instituições a implementar o piloto em ambiente real.

É um projeto coordenado pela Exthex, da Áustria, e tem como parceiros a Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Ideable e Universidade de Deusto (Espanha), Fundação Stëftung Hëllef Doheem (Luxemburgo), Universidade de Medicina de Viena, New Design University, Cruz Vermelha de Styria e Instituto Austríaco de Tecnologia (Áustria).

Para saber mais sobre o projeto pode consultar o folheto informativo disponível aqui e no site do projeto DAPAS.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional