Almoço da Cáritas de Coimbra junta 33 pessoas de 7 nacionalidades
No passado dia 24 de novembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra promoveu o almoço Família do Lado, no seu Centro Comunitário nossa Senhora da Boa Viagem, localizado na Praia da Leirosa. O encontro juntou 33 pessoas com origem em diferentes países: Nepal, Brasil, Colômbia, Venezuela, Cabo Verde, Angola e Portugal.
A Cáritas de Coimbra foi ao encontro da ascendência dos participantes através da gastronomia, música e cultura. Este foi um almoço diferente que serviu como meio de partilha, encontro e criação de laços de amizade. Pretendeu-se reforçar as relações sociais e promover a diversidade cultural existente em Portugal, contribuindo para a integração dos imigrantes.
O almoço aconteceu em simultâneo em diferentes pontos do país e ainda em Espanha e República Checa. A iniciativa surge no âmbito do projeto Família do Lado, sendo esta a sua 8ª edição. A ideia passa por acolher uma família que não se conhece e fazer um almoço-convívio, partilhando pratos típicos da cultura de cada um, como forma de acolhimento do “Outro”.
Em Portugal, o evento é dinamizado pela Alto Comissariado para as Migrações em parceria com outras entidades públicas e privadas. A Cáritas de Coimbra foi convidada para participar nesta parceria devido ao Sem Diferenças E7G, projeto que está a desenvolver ao abrigo do programa nacional Escolhas 7ª Geração que visa promover uma mudança educativa e social a médio prazo.
O Sem Diferenças E7G procura consolidar o trabalho desenvolvido pelas escolas, as atividades de promoção de aquisição de competências e habilidades pessoais, sociais e relacionais, com o objetivo de motivar para a continuação da frequência escolar e contribuir, consequentemente, para a redução do abandono escolar.