Cáritas de Coimbra debate um Futuro Digital mais inclusivo

No dia 19 de novembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra marcou presença numa mesa de discussão realizada no âmbito do workshop regional “Para um Futuro Digital mais inclusivo: desafios e oportunidades”. O encontro, promovido pela EAPN Portugal em parceria com o IEFP, teve lugar nas instalações do CEARTE, em Coimbra.

Esta iniciativa teve como objetivo fundamental promover a reflexão e o debate alargado sobre o impacto da digitalização no futuro do trabalho em Portugal e estimular a articulação e produção de contributos entre diferentes atores: técnicos  dos  serviços públicos de emprego, gabinetes de inserção profissional (GIP); Centros Qualifica e outros centros de formação profissional; representantes de empresas locais, bem como de associações empresariais e de apoio a empreendedores da região; organizações da economia social (OES) e investigadores. Para esse efeito, foi utilizada a metodologia world café, sendo compostas 3 mesas com os vários participantes, no sentido de partilharem e discutirem diferentes perspetivas em torno dos temas e questões concretas levantadas no workshop.

Enquanto IPSS enquadrada nas OES, a Cáritas de Coimbra deu voz a boas práticas e preocupações associadas ao Futuro Digital inclusivo. A organização tem um percurso significativo em projetos com base tecnológica e valorização de pessoas mais velhas ou em situação de exclusão social. Exemplo disso é o projeto SmartWork, que Sofia Ortet, do Departamento de Inovação, apresentou e difundiu no encontro, enfatizando o seu potencial facilitador de uma melhor inclusão, qualidade e bem-estar dos trabalhadores mais velhos, em contexto laboral.

SmartWork é um projeto cofinanciado no âmbito do programa H2020 para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis para cidadãos 55+, que prevê um vasto leque de atividades de concertação com iniciativas nacionais e internacionais.

O evento inseriu-se num ciclo de workshops regionais, promovido pela EAPN Portugal, com a finalidade de recolher a perspetiva plural dos diferentes atores e territórios, culminando na elaboração de recomendações que serão apresentadas numa Conferência sobre a temática, a 10 de dezembro, no Porto.