Notícias

Cáritas Coimbra debate Cidades Saudáveis na Corunha

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai participar, em parceria com a ESEnfC, numa mesa de debate sobre o tema Cidades Saudáveis, no dia 14 de fevereiro, na Corunha – Galiza, Espanha

Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra e João Apóstolo, Professor da Escola Superior de Enfermagem, vão participar em representação da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis, que pertencem com a Corunha à Rede Internacional de Ecossistemas da European Health Connected Alliance.

O evento, organizado pelo Cluster Saúde de Galicia com a Conselleria de Sanidade, apresenta na quinta-feira, o Projeto Cidades Saudáveis que tem como objetivo principal divulgar, fomentar e dar a conhecer os princípios às autoridades locais e aos cidadãos. A Cáritas de Coimbra e as organizações que pertencem à Rede Portuguesa têm vindo a trabalhar conjuntamente em diversas iniciativas que têm em vista a promoção a promoção de uma colaboração ativa entre a investigação/academia, autoridades públicas, empresas e sociedade civil/cidadãos, com o objetivo de abordar e encontrar soluções comuns para os desafios nacionais trazidos pelas alterações demográficas.

Na mesa redonda sobre Cidades Saudáveis, a Cáritas de Coimbra terá oportunidade de apresentar os projetos que tem em curso em 2019 e que contribuem de alguma forma para a melhoria da vida dos cidadãos de todas as idades.  Estes são financiados pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020, pelo Programa AAL/FCT, Erasmus+ e BPI Seniores:

  • O projeto Smartwork, que visa desenhar, realizar e testar ambientes de vida e trabalho mais amigáveis para as pessoas mais velhas.
  • O Jumpair visa testar um novo produto para prevenir e tratar úlceras de pressão.
  • O projeto Lifebots Exchange visa aumentar a colaboração internacional, interdisciplinar e intersectorial na área da tecnologia robótica social de cuidados de saúde, através do intercâmbio de colaboradores entre entidades envolvidas neste projeto Marie Curie, também da Comissão Europeia.
  • O DAPAS ambiciona desenvolver soluções inovadoras e centralizadas na pessoa mais velha e na sua rede de cuidadores, ao trazer produtos bem sucedidos em projetos passados, provenientes de diferentes empresas e países, tais como: Emma, DALIA, zocaalo, kwido e RelaxedCare, e integrando‐os numa solução única, que possa ser distribuída em larga escala, com vista a melhorar a qualidade de vida de ainda mais pessoas.
  • O Toilet4me visa a promoção da autonomia de cidadãos mais velhos através de uma investigação sobre a pertinência de instalações sanitárias adaptadas em espaços públicos e semi-públicos
  • O projeto ReHab pretende testar a realização de reabilitação cognitiva e funcional ao domicílio através de um programa único de instrumentos tradicionais e inovações tecnológicas.
  • O AVIK perspetiva o intercâmbio de competências interculturais e boas práticas para a inclusão social

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional