Cáritas Coimbra prepara-se para lançar o piloto do projeto ReHab

A Cáritas Diocesana de Coimbra já iniciou as sessões de formação para os idosos participantes no projeto Rehab, financiado pelo programa BPI Seniores 2018.

No sentido de apresentar aos seus participantes os materiais que podem encontrar dentro do kit multidimensional que vão poder utilizar muito em breve, no conforto das suas casas e de forma autónoma, estão a decorrer várias sessões para demonstração das atividades e funcionalidades disponíveis. Ana Rita Santos, Educadora Social do Centro Rainha Santa Isabel da Cáritas de Coimbra, está a dinamizar sessões individuais e em grupo, explorando o potencial deste kit juntos dos seus destinatários, esclarecendo as suas dúvidas e estimulando a utilização das ferramentas digitais.

Os participantes têm demonstrado grande interesse no projeto e na interação com novas tecnologias, afirmando que esta é uma excelente oportunidade de estimular a memória, capacidade de raciocínio e concentração, o que lhes permite melhorar a sua qualidade de vida.

O projeto Rehab tem como principal objetivo a estimulação cognitiva e a reabilitação funcional de forma individual e em grupo, de pessoas mais velhas, em ambiente assistido e ao domicílio, colocando à disposição das pessoas mais velhas um kit multidimensional de tecnologias inovadoras e materiais tradicionais. Os instrumentos utilizados vão desde jogos geriátricos a jogos de treino cognitivo que são disponibilizados num tablet.

A implementação deste projeto apresenta-se como um passo importante na prevenção e intervenção de doenças do foro cognitivo e motor mais comuns nos cidadãos mais velhos, bem como numa abordagem alternativa à melhoria da prestação de cuidados nas casas das pessoas mais velhas que vivem sozinhas.