Cáritas Coimbra promoveu exposição dedicada às Migrações

A Exposição Itinerante “Migrações e Desenvolvimento” esteve na Cáritas Diocesana de Coimbra, entre 1 e 20 de agosto. A exibição, da autoria da Cáritas Portuguesa, esteve patente no Jardim de Inverno do Centro Rainha Santa Isabel.

A questão da migração foi, desde o primeiro instante, uma das grandes preocupações da Cáritas de Coimbra que se uniu à Plataforma PAR em 2015. Em 2019 decidiu dedicar as verbas resultantes do peditório na Diocese de Coimbra ao Projeto “Apoio Imigrante”, do Centro de Acolhimento João Paulo II, potenciando um trabalho que já estava a ser feito no terreno junto da população que deixa para trás as suas famílias e os seus países à procura de melhores condições.

Consciente desta problemática, a Cáritas de Coimbra acolheu esta iniciativa que se realizou no âmbito do projeto MIND (Migrações. Interligação. Desenvolvimento), com o objetivo de desafiar o público a refletir sobre o fenómeno das Migrações e a sua relação com o Desenvolvimento Humano Integral. Pretendeu-se incentivar uma reflexão e um melhor entendimento sobre o fenómeno migratório, de forma a melhor acolher, promover, proteger e integrar.

O  projeto MIND assenta em três pilares, que sustentam a interligação entre Migrações e Desenvolvimento, e sobre os quais esta exposição visa chamar a atenção:

• Causas na origem das migrações forçadas;

• Sociedades de acolhimento;

• Contribuição dos migrantes enquanto atores de desenvolvimento nos países de origem, trânsito e chegada.

A Cáritas de Coimbra convidou todos os interessados a partilharem este momento de promoção de uma cultura de encontro e respeito pelos direitos humanos. A exposição foi dedicada a todos aqueles que queiram conhecer e/ou aprofundar um maior conhecimento sobre a temática das Migrações e a sua relação com o Desenvolvimento Humano e conta com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, da Obra Católica Portuguesa de Migrações e da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã.