Notícias

Cáritas Coimbra vai partilhar experiências na área da robótica

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai participar na Mostra de Soluções e Projetos Inovadores – Intervenção na Idade Adulta e Avançada, no próximo dia 15 de março na sala Lopes de Melo, na sede do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes.

Foi endereçado um convite à Cáritas de Coimbra, para participar neste evento, que surge no âmbito das comemorações do 9º Aniversário do Centro de Apoio Médico, Psicológico e Social de Coimbra (CAMPS 4 – Coimbra). Ao longo dos anos, esta entidade, tem vindo a desenvolver redes de apoio em parceria com diversas entidades com o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida dos ex-combatentes portugueses da Liga dos Combatentes, prestando assim um apoio de proximidade a estes e aos seus familiares.

Esta iniciativa traduz não só uma oportunidade para criar sinergias entre diversos dirigentes, técnicos e instituições locais que tenham intervenção na área das pessoas com idade adulta avançada, como também um meio privilegiado para a divulgação de empresas, soluções e projetos inovadores.

Neste sentido, a Cáritas de Coimbra será representada nesta Mostra por Ana Jegundo, Gestora de Projetos do Departamento de Inovação, que irá partilhar as experiências resultantes do projeto de robótica GrowMeUp. Este projeto que desenvolveu e aperfeiçoou um robô para apoiar pessoas com mais de 65 anos nas suas atividades de vida diária. Desta experiência destaca-se a importância do envolvimento da pessoa mais velha no desenvolvimento de todo o processo de criação da tecnologia, bem como a sensibilização da comunidade. De realçar é também o papel e o envolvimento dos parceiros sociais e entidades do terceiro setor no processo de inovação.

A Cáritas de Coimbra terá a oportunidade de apresentar alguns dos seus projetos em curso no âmbito do envelhecimento ativo e melhoria da qualidade de vida e de saúde dos cidadãos mais idosos, financiados pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020, pelo Programa AAL/FCT ou fundos nacionais.

Como exemplos, a Cáritas Coimbra está a desenvolver o projeto Smartwork, que visa desenvolver e validar ambientes de vida e trabalho mais amigáveis para as pessoas mais velhas, e iniciará em abril o projeto Lifebots Exchange, na área da colaboração internacional, interdisciplinar e intersectorial da tecnologia robótica social para os cuidados de saúde. Na área da saúde realça-se o projeto Jumpair, que recai sobre a prevenção e tratamento de úlceras de pressão; o DAPAS, que ambiciona desenvolver soluções inovadoras e centralizadas na pessoa mais velha e na sua rede de cuidadores; o Toilet4me que visa a promoção da autonomia de cidadãos mais velhos através de instalações sanitárias adaptadas em espaços públicos e semi-públicos e ainda o projeto ReHab que irá testar um programa inovador de reabilitação cognitiva e funcional no domicílio.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430

966 825 595

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

Comunicação Institucional