Aprovada a candidatura ao programa Escolhas – Sem Diferenças E7G é o novo projeto da Cáritas Coimbra

Em 2018 a percentagem de homens ou mulheres, entre os 18 e os 24 anos, que deixou de estudar sem completar o secundário em Portugal foi de 11.8, estando quase a cumprir a meta que fixou, no quadro do “Objetivo Europa 2020”, de ter uma taxa de abandono escolar não superior a 10%.

Com o grande objetivo de produzir mudanças sociais substanciais, a Cáritas de Coimbra apresentou a sua 2ª candidatura ao programa Escolhas – Sem Diferenças E7G. Esta foi recentemente aprovada e as intervenções sociais daí resultantes, vão ser implementadas nas freguesias da Marinha das Ondas e S. Pedro – Gala, no concelho da Figueira da Foz.

A habitação social tem uma expressão acentuada nestas Freguesias. Na Marinha das Ondas, o Bairro Social da Leirosa tem 79 agregados familiares, 16 % dos quais de etnia cigana.; no Bairro da Lusiaves residem cerca de 240 migrantes oriundos do Nepal, Bangladesh e India, com um total de 35 crianças integradas em contexto escolar entre o 1º e o 3º ciclo. No Bairro Social da Gala acolhem-se 86 agregados familiares, sendo que 29 % são de etnia cigana, e 4 % migrantes (Brasil, Angola e países do leste europeu). A Marinha das Ondas, com uma população residente total de 3179 pessoas, tem indicadores escolares preocupantes: 62% da população residente apenas tem um nível de escolaridade até ao 6º ano, incluindo neste número aqueles que não dispõem de qualquer formação a nível escolar. Dos 38% da restante população residente, apenas 7% chegou ao ensino superior, ficando a frequência no 3º ciclo e secundário com igual divisão, num total de 15%. S. Pedro tem uma população residente total de 2695 pessoas, com indicadores escolares preocupantes: 53% da população residente apenas tem um nível de escolaridade até ao 6º ano, incluindo neste número aqueles que não dispõem de qualquer formação a nível escolar. Dos 47% da restante população residente, apenas 6% chegou ao ensino superior, ficando a frequência no 3º ciclo e secundário com igual divisão, num total de 12%. Comparativamente com o Concelho da Figueira, a Marinha das Ondas e a Gala detém níveis de escolaridade bastante inferiores, uma vez que na Figueira apenas 50% da população tem um nível de e escolaridade até ao 6º ano. Sendo os níveis de escolaridade tão reduzidos, as possibilidades de sucesso são também diminutas para estas crianças, gerando como consequência consideráveis taxas de insucesso e abandono escolar mais elevadas.

Os eixos de intervenção da candidatura realizada recaem na Educação, no Emprego e na Cidadania e Multiculturalidade. Com diversas ações propostas no decorrer deste projeto, pretende-se promover uma mudança educativa e social a médio prazo.

Consolidando o trabalho desenvolvido pelas escolas, as atividades de promoção de aquisição de competências e habilidades pessoais, sociais e relacionais pretendem motivar para a continuação da frequência escolar e contribuir, consequentemente, para a redução do abandono escolar. A inclusão social deve ser um fator de promoção da sociabilidade dos diferentes grupos, num ambiente de respeito, tolerância e promoção das diferenças culturais e religiosas.

As questões relacionadas com a educação para a igualdade e a inclusão igualitária de todos os participantes serão abordadas de forma adequada aos contextos que decorram do desenvolvimento do próprio projeto. Pretende-se promover a responsabilidade e partilha social a partir de um espírito de vizinhança e simbiose social, que favoreça o bem-estar e promova a inclusão social.

O trabalho dos vários participantes no projeto deverá beneficiar de publicidade adequada, através de exposições e divulgações em ações de carácter multicultural, promovendo os indivíduos como “agentes sociais” e “benfeitores” da comunidade a que pertencem.

Na sexta-feira, dia 1 de março, tiveram início as atividades do projeto Sem Diferenças. Num grupo de trabalho com mulheres de etnia cigana, foram trabalhadas as expectativas, os sonhos e os gostos. Foi montado um gabinete de estética no Centro Nossa Senhora da Boa Viagem, que lhes irá permitir pôr em prática a formação que já têm e que vão ter no futuro, com vista à integração destas pessoas na comunidade. Pretende-se que este gabinete seja um ponto de referência na localidade.

Hoje, dia 4 de março, os beneficiários do projeto deslocaram-se a Coimbra para participar no desfile de Carnaval da Cáritas de Coimbra. Foram 23 as crianças e jovens, acompanhados das suas mães e irmãos, que vestidos a rigor participaram no já famoso cortejo. As meninas apresentaram-se como Amália Rodrigues e os meninos de seus guitarristas, já que o tema do Carnaval da Cáritas de Coimbra este ano foi “Ícones da História e da Educação”. A participação nesta atividade teve o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que cedeu o transporte que permitiu a deslocação a Coimbra.

Durante esta semana vão ter início também as sessões de alfabetização, que vão envolver inicialmente 10 pessoas de etnia cigana, cinco homens e cinco mulheres. Terão também início as oficinas de artes e ofícios.

Este projeto conta com um consórcio de várias Instituições/Empresas – Cáritas Diocesana de Coimbra, Câmara Municipal da Figueira da Foz, Junta de Freguesia Marinha das Ondas, Junta de Freguesia S. Pedro, CPCJ da Figueira da Foz, Celbi SA, Associação Novo Olhar, Figueira Domus, Agrupamento Escolas do Paião e Agrupamento de Escolas Dr. João de Barros.