Cáritas Coimbra vai partilhar experiências sobre Inovação na Saúde Sénior

A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Carina Dantas – Diretora de Inovação, vai apresentar a comunicação “Inovação e parcerias na resposta aos desafios demográficos” na conferência ON Care – Inovar na Saúde Sénior.

A iniciativa está a ser promovida pela Fundação Dr. José Lourenço Júnior, Abiul no âmbito da sua missão de apoio à terceira idade, em parceria com a Câmara Municipal de Pombal. O evento decorrerá no Teatro Cine de Pombal, no próximo dia 27 de fevereiro, com início às 10h00.

A Fundação Dr. José Lourenço Júnior é membro da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis, da qual a Cáritas de Coimbra é Coordenadora Técnica, sendo que este evento tem direta relevância para as temáticas abordadas pela Rede, pelo que esta será uma das iniciativas apresentadas.

Em particular, a Conferência irá abordar a importância da prevenção ao nível da saúde sénior, numa mudança de paradigma, permitindo dar mais apoio aos idosos e agir preventivamente com eles, partindo do princípio que, sempre que possível, deverá ser feito um esforço por manter as pessoas no seu ambiente, dentro do meio que conhecem, com qualidade e assistência adequada, retardando o mais possível a sua institucionalização – Ageing in place. O recurso às novas tecnologias apresenta-se como um meio para atingir este objetivo e os oradores convidados trarão boas práticas ao evento neste âmbito.

A Cáritas de Coimbra terá a oportunidade de apresentar alguns dos seus projetos em curso no âmbito do envelhecimento ativo e melhoria da qualidade de vida e de saúde dos cidadãos mais idosos, financiados pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020, pelo Programa AAL/FCT ou fundos nacionais.

Como exemplos, a Cáritas Coimbra está a desenvolver o projeto Smartwork, que visa desenvolver e validar ambientes de vida e trabalho mais amigáveis para as pessoas mais velhas, e iniciará em abril o projeto Lifebots Exchange, na área da colaboração internacional, interdisciplinar e intersectorial da tecnologia robótica social para os cuidados de saúde.

Na área da saúde realça-se o projeto Jumpair, que recai sobre a prevenção e tratamento de úlceras de pressão; o DAPAS, que ambiciona desenvolver soluções inovadoras e centralizadas na pessoa mais velha e na sua rede de cuidadores; o Toilet4me que visa a promoção da autonomia de cidadãos mais velhos através de instalações sanitárias adaptadas em espaços públicos e semi-públicos e ainda o projeto ReHab que irá testar um programa inovador de reabilitação cognitiva e funcional no domicílio.

O evento dirige-se a dirigentes, técnicos de ação social e de saúde, cuidadores e comunidade em geral.

A participação na sessão é gratuita mas a inscrição é obrigatória através do número 236 920 800 ou saudeemcasa.pt@gmail.com