Notícias

Fotógrafo sénior aproxima a sua arte das pessoas mais velhas

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem o prazer de receber nas suas instalações uma exposição de fotografia de Varela Pécurto, o mais veterano fotógrafo português. Com uma ideia já reconhecida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o fotógrafo vai levar os utentes mais velhos da Cáritas de Coimbra numa viagem pelo seu mundo da fotografia.

Varela Pècurto constatou, no seu longo percurso como artista, que os cidadãos mais velhos não eram frequentadores assíduos de exposições ou museus. Teve assim a ideia de levar esta exposição às pessoas que não têm facilidade em aceder à arte.

A Cáritas de Coimbra demonstrou todo o interesse em partilhar esta iniciativa, uma vez que se integra no contexto das suas ações de estimulação cognitiva e preservação da memória, visando também incentivar o lazer na terceira idade e despertando os utentes para aspetos criativos e sociais, estimulando a comunicação e sensibilidade.

Esta exposição, com fotografias premiadas a nível nacional e internacional, vai estar patente a partir do dia 19 de fevereiro, nas instalações do Centro Rainha Santa Isabel (Centro de Dia). Na sua inauguração, pelas 15h00, estarão presentes utentes seniores que terão a oportunidade de ouvir algumas histórias e a descrição de cada fotografia pela voz do próprio autor. Segundo Varela Pècurto, esta é uma forma de “levar até junto de faixas etárias mais idosas, exposições, que, de outras formas, jamais verão”.

Dividida em dois grupos, fotos do mundo inteiro e fotos de rua, esta exposição pode ser visitada até 19 de março por todos os utentes, familiares e colaboradores da Cáritas de Coimbra.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional