Cáritas de Coimbra convidada para conferência do Programa AAL Áustria

No dia 11 de outubro, a Cáritas Diocesana de Coimbra irá marcar presença na conferência do Programa AAL Áustria “Active and Assisted Living (AAL) e suas aplicações práticas”, a convite do National Contact Point do Programa AAL para a Áustria. Esta conferência acontece no âmbito do 1st Annual Congress of the Network for Gerontology, que decorre entre os dias 10 e 12 de outubro, na Áustria.

Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação, estará a representar a Cáritas de Coimbra neste Congresso Anual, participando enquanto oradora na Sessão 5 e irá partilhar os seus conhecimentos sobre como implementar soluções AAL (para ambientes de vida assistidos) e como levar as inovações digitais até aos utilizadores finais, dando como exemplo prático o projeto DAPAS. O DAPAS visa reunir os resultados de sucesso de projetos anteriores de AAL, desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países, combinando-os num produto único e inovador que possa mais facilmente chegar às pessoas mais velhas, melhorando a sua qualidade de vida. Este projeto é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A Cáritas de Coimbra conta com um caminho significativo no que respeita a soluções AAL, procurando continuamente um maior alinhamento das estratégias nacionais, regionais e europeias em termos de políticas públicas de cuidados de saúde e de serviços sociais, em articulação com a iniciativa privada, por forma a criar alternativas que as possam integrar nas rotinas dos mais velhos.

Através do DAPAS e de outros projetos desenvolvidos nesta área adquiriu conhecimentos que espera partilhar no congresso, contribuindo para uma experiência positiva dos presentes.

Para saber mais sobre esta e outras sessões do 1st Annual Congress of the Network for Gerontology consulte o site: https://altersmedizinstyria.wixsite.com/2019