Cáritas de Coimbra debate os desafios para o desenvolvimento nas comunidades envelhecidas

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve presente no 1º Congresso Internacional Comunidades Envelhecidas – Desafios para o Desenvolvimento, sendo oradora em 3 sessões. O evento decorreu em Castelo Branco, entre os dias 14 e 16 de novembro, e foi promovido pela Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais (Age.Comm), do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

No segundo dia do congresso, Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, apresentou o estudo realizado no âmbito do projeto Toilet4Me sobre as necessidades e as preferências dos utilizadores para casas-de-banho inteligentes em ambientes semipúblicos. Como explicou a palestrante, o Toilet4Me já se encontra encerrado e partiu de um projeto anterior que apostou na criação de uma casa-de-banho inteligente adequada ao público mais velho, em versão residencial. Avaliando os resultados deste projeto, o consórcio do Toilet4Me procurou desenvolver uma solução adaptada para o uso de instalações sanitárias em espaços públicos e semipúblicos, num projeto cofinanciado pelo Programa Europeu AAL.

Ainda no dia 15, Sofia Ortet, também do Departamento de Inovação, divulgou o artigo sobre Qualidade de Vida desenvolvido no âmbito do projeto DAPAS, sendo a sua autora principal Natália Machado. O DAPAS pretende reunir os resultados de sucesso de projetos anteriores de AAL (Active and Assisted Living), desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países, combinando-os num produto único e inovador que possa facilmente chegar às pessoas mais velhas, melhorando a sua qualidade de vida. A oradora ressalvou ainda que, neste momento, a Cáritas de Coimbra está a preparar o piloto do projeto que irá envolver cerca de 40 utentes mais velhos das respostas de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, testando o sistema durante um ano. Este projeto é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL, sendo o financiamento português assegurado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

No dia 16, Carina Dantas integrou o Painel de Encerramento do Congresso, debatendo com os restantes oradores e público as necessidades e horizontes para enfrentar os desafios demográficos. A melhoria das condições de trabalho à medida que as pessoas envelhecem, o empreendedorismo sénior e a Economia de Prata foram grandes questões na agenda para promover melhores soluções para as questões associadas à desertificação do interior, alterações das dinâmicas económicas, sociais e familiares e ao envelhecimento.

Ao longo do congresso foram abordadas as temáticas: Comunidades Funcionais, Desenvolvimento Humano, Envelhecimento Ativo e Participação e Inovação: Aspetos Sociais, Políticos e Tecnológicos. O evento juntou investigadores e profissionais de áreas e formações diversas relacionadas com o desenvolvimento das Comunidades Envelhecidas, criando oportunidades para uma visão de sociedades que potenciem um envelhecimento bem-sucedido.