Cáritas de Coimbra debateu o Envelhecimento e Mobilidade Quotidiana em Mesa Redonda
No passado dia 1 de outubro, Carina Dantas, da Cáritas Diocesana de Coimbra, foi oradora na Mesa Redonda com o tema “Envelhecimento e Mobilidade Quotidiana”, promovida pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).
Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação, em representação da Instituição, partilhou com os restantes oradores e a audiência ideias e desafios em torno da temática, nomeadamente a necessidade de maior iniciativa e mobilização da sociedade civil. Para além disso, e como foco essencial, foi debatida a necessidade de maior investimento e, essencialmente, de maior articulação ao nível das autoridades públicas e das diversas políticas e territórios para a implementação de melhores soluções de mobilidade.
A Cáritas de Coimbra tem apostado numa intervenção ativa nesta área, procurando encontrar respostas para os desafios sociais resultantes das alterações populacionais, sendo um exemplo desta ação a Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis, que coordena. Esta Rede trabalha a influência ao nível das políticas sociais e da criação de parcerias alargadas e multidisciplinares, para a criação de ambientes com mais saúde, apoio social e cidadania, adaptados e inclusivos.
A iniciativa surgiu em 2018 depois do desafio lançado pela Cáritas de Coimbra e pela ESEnfC a dezenas de organizações portuguesas, que se comprometeram a promover uma agenda conjunta para a implementação de políticas e soluções articuladas nas áreas da Saúde, Apoio Social, TICE e Infraestruturas.
O evento foi promovido pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e GETOC, no âmbito do projeto Grampcity e do Dia Internacional do Idoso.