Notícias

Cáritas de Coimbra debateu o Envelhecimento e Mobilidade Quotidiana em Mesa Redonda

No passado dia 1 de outubro, Carina Dantas, da Cáritas Diocesana de Coimbra, foi oradora na Mesa Redonda com o tema “Envelhecimento e Mobilidade Quotidiana”, promovida pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação, em representação da Instituição, partilhou com os restantes oradores e a audiência ideias e desafios em torno da temática, nomeadamente a necessidade de maior iniciativa e mobilização da sociedade civil. Para além disso, e como foco essencial, foi debatida a necessidade de maior investimento e, essencialmente, de maior articulação ao nível das autoridades públicas e das diversas políticas e territórios para a implementação de melhores soluções de mobilidade.

A Cáritas de Coimbra tem apostado numa intervenção ativa nesta área, procurando encontrar respostas para os desafios sociais resultantes das alterações populacionais, sendo um exemplo desta ação a Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis, que coordena. Esta Rede trabalha a influência ao nível das políticas sociais e da criação de parcerias alargadas e multidisciplinares, para a criação de ambientes com mais saúde, apoio social e cidadania, adaptados e inclusivos.

A iniciativa surgiu em 2018 depois do desafio lançado pela Cáritas de Coimbra e pela ESEnfC a dezenas de organizações portuguesas, que se comprometeram a promover uma agenda conjunta para a implementação de políticas e soluções articuladas nas áreas da Saúde, Apoio Social, TICE e Infraestruturas.

O evento foi promovido pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e GETOC, no âmbito do projeto Grampcity e do Dia Internacional do Idoso.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional