Cáritas de Coimbra lança projeto que propõe melhorar a qualidade de vida dos cidadãos mais velhos

Nos dias 9 e 10 de dezembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra estará em Roterdão, na Holanda, para a kick-off meeting do seu mais recente projeto, o ValueCare. Aprovado no âmbito do programa H2020, o ValueCare pretende disponibilizar uma solução digital ao nível dos cuidados sociais e de saúde integrados e eficientes, dirigida à melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas (com declínio cognitivo, condições de fragilidade ou múltiplas comorbilidades), bem como dos seus cuidadores formais e informais.

O consórcio do projeto é composto por 17 entidades de 8 países da União Europeia, incluindo a Cáritas de Coimbra, sob a coordenação do Erasmus Medical Centre. O grupo de trabalho procura contribuir para a sustentabilidade dos sistemas europeus social e da saúde, bem como para a satisfação laboral e bem-estar dos profissionais a trabalhar nestas áreas. Desta forma, irá desenvolver uma solução digital robusta, segura e replicável, que será testada e avaliada através de 7 pilotos de larga escala na Europa.

A Cáritas de Coimbra irá ser a organização responsável pela implementação e teste do piloto em Portugal. Além dessa tarefa, contribuirá ainda para a definição das diretrizes éticas do projeto. Na reunião de lançamento, estará representada por Sofia Ortet e Willeke van Staalduinen, do Departamento de Inovação, que irão apresentar o papel da instituição no desenvolvimento do ValueCare.