Presidente da Cáritas de Coimbra debateu os desafios da intervenção social

No passado dia 29 de novembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra esteve em Aveiro para participar no Encontro Nacional de Associados EAPN Portugal: “28 anos de atuação da EAPN Portugal: Repensar os desafios da intervenção social”.

O Presidente da Cáritas de Coimbra, Pe. Luís Costa, marcou presença no encontro e integrou o painel “Os atores das políticas sociais num contexto de mudança: o papel do terceiro setor na ação social”. A IPSS que representa, desde a sua fundação, procura acompanhar e responder aos problemas das comunidades.

Atualmente a organização trabalha para encontrar estratégias inovadoras e economicamente sustentáveis, que permitam a prestação de respostas com qualidade, adequadas às necessidades emergentes, mantendo como foco o humanismo, o profissionalismo e o rigor técnico e científico. As 129 respostas sociais que disponibiliza em 5 distritos da região Centro – Coimbra, Aveiro, Leiria, Santarém e Viseu – permitem-lhe apoiar cerca de 25.000 pessoas por ano. A sua atuação auxilia de forma transversal a comunidade nas áreas: Educação (Infância, Tempos Livres); Saúde (Ambulatório, Internamento); Ação Social, Família e Comunidade (Crianças e Jovens em risco, Idosos, VIH/sida, Toxicodependência, Sem-abrigo, Intervenção Comunitária); Serviços – Formação, Clínica, Lavandaria, Turismo Social, Colónia de férias; e Ação Pastoral.

Esta sua dimensão, que tem vindo a consolidar ao longo dos anos, expressa o seu trabalho em termos de responsabilidade e ação social, permitindo-lhe contribuir de forma bastante positiva e construtiva para o debate do papel do terceiro setor na ação social.