Notícias

Cáritas de Coimbra na 22nd International Long-Term Care Conference

A Cáritas Diocesana de Coimbra, a convite da empresa polaca TZMO e da sua representante em Portugal – Talinamed, foi até à cidade de Torun, na Polónia, para participar na 22nd International Long-Term Care Conference que decorreu entre os dias 18 e 20 de setembro.

Pedro Rualde (Enfermeiro Chefe) e José Figueiredo, em representação da Cáritas de Coimbra, marcaram presença nesta conferência que pretendeu perceber as pessoas que vivem com demência e as suas necessidades, de forma a minimizar os sintomas negativos e melhorar a qualidade de vida e o conforto de quem vive com esta patologia. Em 2019, o evento organizado pela TZMO assentou no tema “Desafios globais no envelhecimento: Doença de Alzheimer e outras formas de demência”.

Além de assistirem a várias apresentações, os mais de 1000 participantes oriundos de vários países da Europa tiveram a oportunidade de visitar algumas áreas de intervenção do Grupo TZMO, como a Clínica, a Lavandaria e a Unidade de Esterilização de instrumentos e descartáveis clínicos que prestam serviços a todas as unidades do Grupo e, também, a entidades externas. No final, conheceram uma das unidades mais sofisticadas na Europa de fabrico de produtos de incontinência (fraldas, pensos, entre outros).

As doenças neurológicas podem ocorrer em pessoas mais velhas ou jovens, em organismos mais debilitados ou até mesmo naqueles que gozam de boa saúde. No entanto, são nos organismos mais debilitados, frágeis e envelhecidos que estas patologias aparecem com mais frequência. Este tema é bastante complexo e atual, sendo, por isso, objeto de estudo da Cáritas de Coimbra. Exemplo disso é o seu recente projeto ReHab, que tem com o objetivo a estimulação cognitiva e a reabilitação funcional de pessoas mais velhas, através de um kit multidimensional de tecnologias inovadoras e materiais tradicionais. Além do projeto, a Cáritas de Coimbra dispõe de uma Clínica de Medicina Física e de Reabilitação com diversos serviços que incluem fisioterapia adaptada a patologias físicas e também neurológicas, com profissionais da área que adequam os exercícios terapêuticos às necessidades de cada indivíduo.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional