Cáritas de Coimbra participou no congresso internacional “Intervenção em saúde e bem-estar”

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve presente no Congresso Internacional “Intervenção em Saúde e Bem-Estar”, que se realizou no Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget, de 31 de maio a 1 de junho.

Representada por Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação, a Cáritas Coimbra participou na sessão 3 no dia 1 de junho – “Saúde e Bem-Estar de uma sociedade cada vez mais envelhecida”, com uma comunicação sobre a estratégia da instituição para a inovação social, numa perspetiva de médio e longo prazo, especialmente no que se refere aos desafios demográficos e da longevidade.

Neste contexto, foram apresentados vários projetos da Cáritas de Coimbra, como são exemplos o Smartwork (H2020). Financiado pela União Europeia no âmbito do Horizonte 2020, o projeto Smartwork visa desenvolver e validar soluções digitais inovadoras, para que os trabalhadores mais velhos possam permanecer ativamente envolvidos na vida profissional, ajudando-os a renovar as suas competências laborais e a adotar estilos de vida mais saudáveis, considerando eventuais condições de saúde relacionadas com a idade.

Uma das outras vertentes da apresentação focou-se na necessidade do trabalho de influência ao nível das políticas sociais e da criação de parcerias alargadas e multidisciplinares, para a criação de ambientes mais saudáveis, inteligentes e amigáveis. Nesse contexto, foram apresentadas a Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis, que reúne um conjunto alargado de organizações portuguesas comprometidas com a promoção de uma agenda conjunta para a implementação de Ambientes inclusivos para todas as idades, com particular incidência nas áreas da Saúde, Apoio Social, TICE e Infraestruturas; e a Rede EuropeiaSHAFE, aprovada em 2018 pela Comissão Europeia e que envolve 10 grandes redes europeias e mais de 150 outras organizações parceiras, trazendo contribuições, comentários e apoio de centenas de partes interessadas em toda a Europa.

O Congresso pretendeu contribuir para a discussão das questões atuais e emergentes referentes a saúde e ao bem-estar da população e contou com a participação de investigadores e profissionais de diferentes áreas de atuação, diligentemente organizado pelo Instituto Piaget de Viseu.