Cáritas de Coimbra promoveu Tertúlia sobre violência familiar

No dia 28 de novembro, a área de intervenção Famílias e Crianças em Risco/Perigo, que contempla três respostas sociais da Cáritas Diocesana de Coimbra – Comunidade de Inserção Renascer, Lar de Jovens de Semide e Centro de Acolhimento Temporário Nossa Senhora dos Milagres – organizou o segundo evento do ciclo de Tertúlias Time-Out subordinada ao tema “Violência Familiar: o lado MENOR”, na Livraria Almedina, Estádio de Coimbra.

O impacto e as consequências traumáticas da violência doméstica em crianças, jovens, mulheres e famílias, constituem uma preocupação comum aos três equipamentos desta área de intervenção da Cáritas de Coimbra. Surge assim o mote para que, no espaço acolhedor da Livraria Almedina, local propício à leitura, estudo, partilha de ideias e pensamentos, adoçados pelo pastel de nata e o prazeroso café, se juntassem vários profissionais de diferentes áreas, que trabalham diariamente com crianças, jovens, mulheres e famílias. A reflexão conjunta, em forma de tertúlia, contou com a moderação de Rosário Ataíde (Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra) e enriquecida pelo saber, experiências profissionais e capacidade de partilha dos oradores convidados: José Pinto (Cruz Vermelha de Matosinhos, INML), Natália Cardoso (APAV | Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, de Coimbra) e Goreti Cardoso (Akto – Direitos Humanos e Democracia).

Esta tertúlia contou ainda com a participação do grupo de alunos do Curso Profissional de Animador Sociocultural da Escola Secundária D. Duarte, que brindou todos os convidados com uma emotiva encenação alusiva à violência, perspetivando-a na mulher que a sofre e no filho que a vive. A dramatização teve como ponto alto a evocação dos nomes das várias vítimas que faleceram por violência doméstica.

No final, ficaram as reflexões e partilhas sobre o impacto que esta problemática tem nas famílias vítimas de situações de violência doméstica e a sensação de que muito há ainda por fazer nesta área. Ficou ainda a nota de que todos têm um papel importante a desempenhar, tendo sido lançados novos desafios e linhas de discussão para futuras edições da Tertúlia Time-Out.

Na perspetiva da organização, quando existe uma Equipa as ideias fluem, as ações desenrolam-se e os projetos concretizam-se, tal como aconteceu no dia 28 de novembro de 2019.