Notícias

Conselho Geral da Cáritas Portuguesa reúne em Fátima e aprova o Plano de Atividades para o próximo ano

À semelhança dos anos anteriores, o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa reuniu no final do ano em Fátima. O encontro decorreu nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, tendo contado com a presença da Cáritas Diocesana de Coimbra.

«Estiveram representadas 19 das 20 Cáritas Diocesanas que constituem a rede nacional. D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que preside ao Conselho, dirigiu à assembleia uma mensagem de desafio à rede enquanto “Igreja Diocesana” para que a opção preferencial pelos pobres não se reduza “à responsabilidade de um grupo restrito”, mas se alargue “comunitariamente como força libertadora e necessária para a construção da civilização do amor.”

Depois de apresentado, refletido em grupos de trabalho e esclarecidas dúvidas, foi aprovado o Plano de Atividades e Calendário da Cáritas Portuguesa, que durante o ano de 2020, irá procurar responder às prioridades definidas pelo Plano Estratégico da Cáritas em Portugal. Foi também aprovado o Orçamento Provisional para 2020.

No âmbito da Coordenação Nacional de Resposta a Emergência, os elementos presentes no Conselho receberam o Plano Institucional de Resposta a Emergências e Calamidades bem como, simbolicamente, um colete de visibilidade que identifica a Cáritas no terreno. Este é um trabalho no qual a rede nacional Cáritas está empenhada, nomeadamente, pela necessidade de definir padrões comuns de atuação da rede nacional em situação de emergência e calamidade.

Conscientes da necessidade de avaliar e identificar o impacto social da atividade das Cáritas diocesanas, os membros da rede nacional refletiram sobre as estratégias de medição deste impacto e da importância de lhe dar visibilidade através de ferramentas próprias. Neste contexto foi apresentado o projeto Quantitas que foi já testado nas Dioceses de Santarém e Lisboa e que desenvolve este trabalho de medição do impacto social.

Atento à realidade e aos apelos do Papa Francisco para a necessidade de assegurar a Proteção a Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis, o Conselho da Cáritas Portuguesa refletiu, também, sobre este tema e sobre a sua atuação perante os diferentes cenários de abuso. A Cáritas Portuguesa está a desenvolver um Sistema de Prevenção e Proteção que será apresentado no início do ano de 2020. Esta reflexão está a ser feita como um contributo à própria sociedade na medida em a Proteção de Criança, Jovens e Pessoas Vulneráveis é uma responsabilidade de todos.

No início de 2020 a Cáritas irá iniciar a implementação do software de Gestão da Ação Social de Proximidade (SGASP II) desenhado à medida da realidade da ação social no terreno e que irá permitir à rede nacional Cáritas registar e tratar a informação referente aos atendimentos que são feitos localmente. Este trabalho irá permitir à Cáritas contribuir para a leitura da realidade social do país e para o seu entendimento.

O Conselho manifestou a sua solidariedade para com as vítimas do terramoto na Albânia e aprovou um apoio financeiro para ajuda à resposta de emergência de 25 mil euros, a partir do Fundo de Emergências Internacionais da Cáritas Portuguesa.

O Conselho Geral da Cáritas terminou com a celebração da Eucaristia onde foi simbolicamente entregue a “Luz da Paz” referente à “Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”. Cada participante regressa às suas dioceses com este gesto simbólico que é evocativo dos valores subjacentes a esta iniciativa: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal.»

 

in Cáritas Portuguesa

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional