Consórcio do projeto SmartWork reúne-se na Holanda

A Cáritas Diocesana de Coimbra irá estar em Enschede, na Holanda, nos dias 27 e 28 de novembro, para participar na 2ª reunião plenária do consórcio do SmartWork, projeto financiado pela União Europeia, no âmbito do programa H2020.

A organização estará representada por Carina Dantas e Sofia Ortet, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra. No primeiro dia do encontro, irão apresentar as atividades de standardização e concertação, realizando para isso um mini-workshop. No segundo dia, em conjunto com os parceiros relevantes, promoverão uma discussão aberta sobre os pilotos que se irão realizar no terreno.

A Cáritas de Coimbra tem um papel importante neste projeto. Lidera dois pacotes de trabalho – ao nível da cocriação e casos de uso e da validação da solução em contexto real – e é ainda responsável por tarefas noutras áreas, nomeadamente na área da ética, sendo Carina Dantas a Presidente do Conselho de Ética do SmartWork.

O SmartWork tem como objetivo desenvolver e validar soluções digitais inovadoras para que os trabalhadores mais velhos possam permanecer ativamente envolvidos na vida profissional, ajudando-os a renovar as suas competências laborais e a adotar estilos de vida mais saudáveis, considerando eventuais condições relacionadas com a idade. O projeto é coordenado pela empresa Byte, da Grécia, e conta, para além da Cáritas de Coimbra, com os parceiros Instituto Pedro Nunes (Portugal), UPAT (Grécia), Raising the Floor (Suíça), Roessingh R&D (Holanda), Sparks (Reino Unido), Coin (Suécia), Aarhus Kommune (Dinamarca) e ECHAlliance (Irlanda).

Esta reunião pretenderá fazer o ponto de situação dos desenvolvimentos do projeto, conhecendo as tarefas que cada parceiro realizou até à data, e planear os próximos passos.

Conheça a agenda da 2ª Reunião Plenária do SmartWork.