Crianças e jovens da Cáritas Coimbra vão aprender a ser saudáveis de forma divertida

“Nutrir À Grande”, assim se chama o novo projeto desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Coimbra, financiado pela Fundação Jumbo e apadrinhado pelo Hipermercado Jumbo do Alma Shopping. A sessão de lançamento decorreu ontem no Alma Shopping e contou com a presença do Presidente da Cáritas de Coimbra, Pe. Luís Costa; com o Diretor do Jumbo, Pedro Ferreira e com a nutricionista e coordenadora do projeto Liliana Ferreira.

“Este é um projeto com ampla relevância, tanto no âmbito do trabalho da Cáritas de Coimbra como para a própria comunidade”. Pe. Luís Costa reforçou a importância deste projeto para as crianças e jovens, referindo que o público abrangido por este projeto foi selecionado segundo as suas necessidades económicas e sociais. O Nutrir À Grande é um projeto de educação alimentar, financiado pela Fundação Jumbo para a Juventude, destinado a 200 crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos, beneficiárias das respostas sociais da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Pe. Luís Costa referiu que “a ideia será que de uma forma dinâmica, os mais novos possam adquirir conhecimentos sobre um estilo de vida saudável”. O principal objetivo a atingir com este projeto será a transmissão de conhecimentos e a aquisição de competências relacionadas com a prática de uma alimentação saudável, temática de extrema importância na sociedade atual e que integra uma das preocupações da ação Cáritas de Coimbra. Para alcançar esta meta serão utilizados métodos divertidos e que vão envolver os jovens e cativá-los para as práticas saudáveis. Foram criados jogos dinâmicos e até uma caderneta de autocolantes que lhes vai mostrar a sua progressão nas atividades.

O Diretor do Jumbo do Alma Shopping reforçou também a importância da temática, demonstrando também a disponibilidade em acompanhar e apoiar o projeto ao longo do próximo ano, não deixando de parabenizar a Cáritas de Coimbra pelas dinâmicas candidatadas. Entregou também o cheque que simboliza o apoio da Fundação Jumbo para a Juventude.

A terminar a sessão perante a atenta plateia, Liliana Ferreira mostrou a sua paixão pela profissão e reforçou que aproveitando os momentos de brincadeira serão apresentados novos conceitos às crianças e aos jovens e promovidas atividades no âmbito da gestão do desperdício alimentar, da roda dos alimentos, rotulagem, compras saudáveis ou culinária.

No final da apresentação, um grupo de jovens divertidos e atentos, provenientes do Centro de Atividades de Tempos Livres de Eiras, tiveram a oportunidade de participar na primeira sessão da atividade “Com a cabeça À roda”. Cada vez que um dos grupos respondia corretamente a uma pergunta, podia colocar alguns alimentos na fatia correta da roda dos alimentos. O resultado foi bastante divertido, com um grupo de crianças muito participativas que foram certamente mais ricas no que toca ao conhecimento sobre alimentos saudáveis. A Cáritas Diocesana de Coimbra espera que durante todo o ano de duração do projeto, estas atividades sejam replicadas , levando a consciência de uma alimentação saudável de forma divertida a todas as 200 crianças abrangidas pelo “Nutrir À Grande”.